terça-feira, 17 de setembro de 2013

São Paulo testa ônibus que registra quem invade a faixa exclusiva

A partir de agora a cidade de São Paulo passa a contar com um ônibus que fala e que dedura quem invade as faixas exclusivas para ônibus que existem na capital paulista. A novidade, que está sendo testada pela prefeitura da cidade, está nas ruas desde meados do mês de julho. Cinco das mais de 1.300 linhas de ônibus da capital paulista contam agora com um ônibus inteligente, que oferece aos seus passageiros novas opções de serviços.
Estes ônibus contam com alto-falantes que ficam próximos as portas dos veículos. Eles informam aos passageiros qual é a linha e o destino final daquele ônibus assim que o veículo para no ponto para os passageiros.
Já dentro do ônibus, uma voz feminina, parecida com aquela que podemos escutar no metrô, indica qual é a próxima parada do veículo. Com isso, deficientes visuais poderão usar o serviço de transporte público na capital paulista com mais conforto e segurança.
Os novos ônibus que estão sendo testados pela prefeitura de São Paulo também conta com letreiros que informam a hora certa, câmeras de segurança, além de internet wi-fi grátis.
Linhas atendidas pela tecnologia
Até o momento, a linha que conta com mais ônibus equipados com as novas tecnologias é o 509M-10, que sai do Jardim Miriam, que fica na zona sul de São Paulo, com destino ao terminal Princesa Isabel, que fica no centro. Essa linha conta com 20 ônibus equipados com as novidades. Em um deles, foram instaladas oito câmeras.
Na lista de aparelhos inclusos nos novos ônibus, mas que passam despercebidos pelos passageiros, está uma câmera que utiliza a tecnologia conhecida como OCR, que faz uma leitura automática de placas, e poderá flagrar veículos que invadem a faixa exclusiva para ônibus, por exemplo.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...