segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Prefeitura de Salvador traz ônibus elétricos para realizar testes

Luan Santos
Ônibus elétrico já foi testado em Brasília
O secretário municipal da Cidade Sustentável, Ivanilson Gomes, afirmou que Salvador recebe esta semana dois ônibus elétricos de uma empresa chinesa para testes.
"São veículos que não poluem, são carregados com bateria, que têm autonomia de 200 km por dia. Vamos fazer um teste e queremos sensibilizar os setores público, privado e a população", diz.
Ele afirma que a ideia da gestão municipal é que toda a frota de coletivos seja de ônibus elétricos nos próximos anos, assim como já ocorre em metrópoles como Nova York, Tóquio e Pequim.
"A maioria dos ônibus movidos a diesel libera monóxido de carbono para fora e para dentro do veículo, prejudicando quem está neles e na rua. É um modelo que deve deixar de existir", frisa.
Opacímetro
A superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador) realiza fiscalização do sistema de ônibus utilizando um aparelho chamado opacímetro, que mede o nível de gases emitidos. Taxis (anualmente) e vans escolares (a cada seis meses) também são vistoriados pelo órgão municipal.
Desde 25 de agosto, o órgão realiza a chamada Operação Fumaça, que fiscalizou 200 ônibus, sendo que 5% foram reprovados. A operação é realizada semanalmente. Segundo o gerente de fiscalização com opacímetro, Roberto Cerqueira, os veículos reprovados voltam para as garagens das empresas - que também pagam multa de R$ 127,61 - para que o problema seja solucionado.
"Se o problema voltar a acontecer, o veículo vai para o pátio da Transalvador e a multa é dobrada. O ônibus só é liberado depois que o problema é solucionado", afirma.
Sobre caminhões, o major PM Genésio Luide, assessor técnico do Detran-BA, conta que passam por vistoria anual durante o processo de licenciamento, assim como todos os veículos utilitários.
"A emissão de gases poluentes é um dos pontos da vistoria. Se o veículo apresentar alguma irregularidade, o proprietário deve regularizar para ter o licenciamento", relata o major.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...