terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Pernambuco capacita 6 mil motoristas de ônibus para conviver com ciclistas

A primeira aula aconteceu para os instrutores das 18 empresas operadoras, no auditório na sede da Secretaria das Cidades
Do JC Online
Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Ao longo de um mês, começando nesta segunda-feira (13), cerca de 6 mil motoristas de ônibus do Grande Recife irão receber instruções para melhorar a convivência com ciclistas. O Governo do Estado firmou uma parceria com o Grande Recife Consórcio de Transporte, o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros no Estado de Pernambuco (Urbana-PE) e o Itaú para promover a 1ª capacitação tocando neste tema.
A primeira aula aconteceu para os instrutores das 18 empresas operadoras, no auditório na sede da Secretaria das Cidades. Serão quatro palestras por dia com duração de uma hora. As aulas acontecerão no Sest Senat do Cabo de Santo Agostinho, de Beberibe e nas garagens de diversas empresas de ônibus.
Nas aulas, serão ministradas palestras de conscientização e esclarecimentos, debates sobre o Código Nacional de Trânsito e também sobre direitos e deveres dos envolvidos. Na prática, os papéis se invertem. Ou seja, quem enfrenta todos os dias o trânsito no Recife e em outras cidades dirigindo ônibus, vai se colocar no papel de quem anda em duas rodas.
As palestras estão sendo ministradas por André Pasqualini, ciclista com mais de 20 anos de experiência. Desde 2008, Pasqualini vem realizando diversos trabalhos em consultoria de mobilidade urbana trabalhando em parceria com as prefeituras de São Paulo e até o Governo Estadual de São Paulo. “Quem é valorizado sempre responde de forma positiva. É preciso preparar os motoristas para que sejam mais atenciosos no trânsito. Essa é a chave para mudar a cultura de trânsito na cidade”, adiantou.
Segundo Maria Amélia Bezerra Leite, diretora de Comunicação Estratégica da Urbana-PE, o aumento no número de ciclistas nas ruas é um alerta. “Hoje, observamos uma crescente no número de ciclistas na cidade. O curso é uma iniciativa muito louvável, pois precisamos preparar nossa equipe para lidar com esse novo cenário e cumprir a lei. Estamos fazendo um esforço enorme para sensibilizar nossos funcionários e alertá-los para o bom convívio com os ciclistas”, pontuou. 
Para o fotógrafo Douglas Fagner, que vem para o trabalho diariamente de bicicleta este curso representa a inversão dos papeis. “Acho essencial, tanto para os que usam a bicicleta como lazer como para os que usam diariamente como meio de transporte. A pressa dos motoristas de ônibus para manter os horários e vencer os obstáculos do trânsito torna perigosa a desenvoltura de alguns profissionais. A palestra é um bom incentivo e um começo significativo para o convívio pacífico”, comemorou.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...