quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Nova frota de ônibus de São Bernardo oferece acesso livre à internet

Iara Voros
Os ônibus articulados são equipados da fábrica com roteadores que permitem aos passageiros acesso à internet por meio de smartphones e tablets / Foto: Pedro Diogo
A partir desta quarta-feira (12), o sistema de transporte coletivo de São Bernardo passa a contar com 25 novos ônibus articulados com acesso gratuito à internet. A entrega para a população foi realizada nesta terça-feira (11), no Terminal Rodoviário João Setti, no Centro, além da oficialização de outros 50 veículos novos em circulação na cidade desde o final do ano passado.
Foram investidos R$ 32 milhões na aquisição dos 75 veículos, que fazem parte da renovação da frota e modernização dos serviços operacionais por meio da concessionária SBCTrans. Com a ampliação, o sistema municipal chega a 430 ônibus para atender cerca de seis milhões de passageiros por mês, média de cinco mil partidas por dia, em 59 linhas disponíveis.
Os 25 primeiros veículos com internet gratuita serão distribuídos para atender cinco linhas: 01 (Vila São Pedro/Taboão), 05 (Jardim Laura/Paço), 11 (Orquídeas/Paço), 29 (Jd Tupã/Rudge Ramos via Vergueiro) e 51 (Vila São Pedro/Vila Império).
Os ônibus articulados são equipados da fábrica com roteadores que permitem aos passageiros acesso à internet por meio de smartphones e tablets. O sistema wi-fi também foi instalado no Terminal Rodoviário João Setti. O usuário tem direito a cinco horas de conexão diária no terminal, com banda larga de 15 megabytes de velocidade, com restrição e bloqueio de conteúdo ilegal. Durante as viagens, o acesso será por meio de tecnologia móvel.
De acordo com o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), a aquisição de novos ônibus municipais faz parte dos investimentos no sistema de transporte público da cidade, marcado pela construção dos corredores exclusivos de ônibus. "A tecnologia [wi-fi] será para os veículos em circulação nos futuros corredores de ônibus. À medida que as obras forem concluídas, serão adquiridos novos ônibus para atender a demanda", aponta o chefe do Executivo.
O processo de licitação para a construção do Corredor Leste-Oeste está em fase de conclusão. A obra, que conta com investimentos da ordem de R$ 420 milhões, deve ser iniciada em março e tem previsão de término em 18 meses. O projeto deve dar fluidez ao trânsito nas avenidas Faria Lima, Lucas Nogueira Garcez e Piraporinha. O próximo corredor é o Alvarenga, com inicio das obras no segundo semestre. "Quando estes dois corredores estiverem prontos serão mais 70 novos ônibus articulados com internet gratuita aos passageiros", aponta o prefeito.
Limite de acesso
Cada ônibus articulado tem capacidade de transportar 123 pessoas por viagem, levando em consideração volume de cinco passageiros por metro quadrado. De acordo com o diretor de operações da SBCTrans, Nelson Ribeiro, o limite de acesso à internet atende a todos os usuários dentro do ônibus. "A conexão simultânea não terá interferência na qualidade da internet", garante o executivo.
O estudante, Gustavo Souza Gonçalves, diz que a novidade pode ajudar o acesso às redes sociais e eventuais emergências de pesquisa na internet. "Espero que, no futuro, todas as linhas tenham essa tecnologia", aponta. A ajudante de cozinha, Flaviana Regina da Silva, espera que o incremento da frota chegue às demais linhas da cidade. "Com mais ônibus circulando desafoga a lotação e eventuais atrasos em horários de pico", diz a munícipe.
 

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...