quinta-feira, 20 de março de 2014

Com superarticulados e trólebus Mercedes-Benz, a Metra obtém cerca de 80% de aprovação dos passageiros do Corredor ABD

Metra adquire 50 novos ônibus e aumenta em 30% sua capacidade de atendimento aos usuários do Corredor ABD
Média mensal de passageiros do corredor na Grande São Paulo aumentou para 7 milhões em 2013
Uso do ônibus superarticulado O 500 da Mercedes-Benz permite que a Metra ofereça maior capacidade de transporte e mais agilidade, diminuindo o tempo de viagem e melhorando a qualidade da mobilidade urbana
Com destaque para 30 unidades do superarticulado O 500 da Mercedes-Benz e 20 trólebus, a Metra colocou 50 novos ônibus para circular nos 33 km do Corredor ABD, que liga São Mateus, na Zona Leste de São Paulo, ao Jabaquara, na Zona Sul da Capital Paulista, passando pelas cidades de Santo André, São Bernardo do Campo e Diadema, além da extensão entre Diadema-Estação Berrini da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), na Zona Sul de São Paulo. Com isso, a empresa aumentou sua capacidade de transporte de passageiros em 30%.
A maior capacidade de transporte desses ônibus permite que a Metra não só aumente a oferta de transporte, como assegure maior agilidade na operação. Os resultados já são muito evidentes: a empresa obteve 80% de aprovação dos usuários em pesquisa de qualidade e satisfação do cliente realizada pela EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo.
O superarticulado O 500 (com 23 metros de comprimento) e o trólebus (com 18 metros de comprimento) comportam até 160 passageiros, sendo 70 sentados. Ar condicionado, poltronas com encosto para cabeça, iluminação led, tomadas internas para os passageiros carregarem celulares, notebooks e outros aparelhos, além de vidros panorâmicos, fazem parte da configuração destes novos ônibus. Destaque também para os motores Euro 5, que asseguram reduzido índice de emissões, contribuindo para a melhoria da qualidade do ar. Segundo a Metra, foram investidos R$ 30 milhões só com os superarticulados.
Os 20 trólebus possuem os mesmos itens dos superarticulados, e não emitem nenhum poluente na operação. Como diferencial, têm baterias de armazenamento de energia, que possibilitam o deslocamento do veículo por aproximadamente dez quilômetros após uma eventual interrupção de fornecimento de energia elétrica, evitando transtornos e/ou eventuais problemas na rede.
Os novos ônibus da Metra estão em circulação desde o final do primeiro semestre. Por mês, a empresa atende a cerca de 7 milhões de passageiros e roda aproximadamente 1,5 milhão de quilômetros.

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