quarta-feira, 26 de março de 2014

Sorocaba irá testar ônibus elétrico

Lucas Spirim/programa de estágio 
Sorocaba testará por 30 dias um ônibus 100% elétrico. A informação é do Consórcio Sorocaba, responsável por um dos lotes do transporte coletivo urbano. O veículo já está na cidade e será apresentado à população e à imprensa amanhã (27), às 9h, no Paço Municipal. O ônibus foi fabricado no ano passado pela empresa chinesa Build Your Dreams (BYD) e já estava em testes em Recife. 
A montadora chinesa também já enviou este modelo elétrico para outras cidades, como São Paulo, Salvador e Brasília. Ele não é poluente, é silencioso, não depende de fios elétricos - como o trólebus - e nem de motor de combustão para gerar energia elétrica, como os híbridos. De acordo com o site da BYD, ele tem comprimento de 12 metros, largura de 2,5m e altura de 3,3m. O peso bruto total é de 19 toneladas, com capacidade para 25 pessoas sentadas (é provável que se retire alguns assentos para colocar a catraca) e um lugar para cadeirante, sem contar a possibilidade de os passageiros viajarem em pé. A autonomia é de 250 km, com uma única carga elétrica de 5h. A velocidade máxima que atinge é de 70 km/h, com direito a 270 cv em dois motores embutidos no eixo traseiro. 
O Consórcio Sorocaba afirma que ainda não teve tempo de conhecer a ficha técnica completa do ônibus para informar à imprensa. O veículo chegou em Sorocaba na quinta-feira passada (20). O gerente de manutenção do consórcio, Isaias Rodrigues Pinto, 45 anos, conta que o modelo precisa ser testado e, por isso, não possui todas as informações sobre ele. "Ainda não deu tempo de ler todo o manual. Recebi um comunicado que, após fazer teste em Sorocaba, irá para Piracicaba. Neste período aqui na cidade, fará percurso em várias linhas", conta Isaias. 
A Urbes - Trânsito e Transportes afirmou que não sabe sobre o veículo e nem em quais linhas irá rodar. Ninguém informou também o porquê de Sorocaba ter sido escolhida para testar o ônibus elétrico. (Supervisão: Armando Rucci Filho)

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...