segunda-feira, 28 de abril de 2014

Apaixonados por ônibus comemoram oito anos de encontros

Grupo de busólogos se reúne no Centro do Rio
Andre Luiz Gomes, Gilean Texeira e Luiz Ferro têm um álbum onde colecionam as fotos dos ônibus
Foto: Daniel Castelo Branco / Agência O Dia
Rio - Você sabe o que é um busólogo? São estudiosos apaixonados por ônibus. Isso mesmo. E saiba que eles crescem a cada dia (já chegam a 13 mil só no Brasil, e a 45 mil no mundo) e se reúnem mensalmente para comentar as novidades sobre o assunto. Na manhã de ontem, um grupo de busólogos se reuniu no Passeio Público, no Centro, para festejar oito anos desses encontros. E não ache que são malucos, afinal, como eles mesmos defendem: “Se há aficionados por carros, aviões, barcos, helicópteros, por que não por ônibus? Nos reunimos para falar sobre diversos assuntos, como história, sistemas de transportes, empresas, fabricantes, motores... E, acredite, acontecem muitas novidades entre um encontro e outro”, atesta Gilean Teixeira, 21 anos, busólogo certificado pela ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos).
Ele conta que os encontros rendem mais que apenas um bate-papo, e eventualmente geram ideias que são levadas à secretaria de Transportes. “Em 2008, a direção da empresa Santa Maria chegou a reativar a linha 780 por sugestão nossa”, conta Teixeira. 
O tema do momento entre os busólogos é a expectativa quanto ao ônibus híbrido, capaz de gerar energia sozinho, com a ajuda de um motor a diesel. “Mas acho que não vai emplacar... a maioria desses ônibus que são testados não emplaca”, lamenta o auxiliar de escritório e busólogo nas horas vagas André Luiz Gomes, 32. “Assim como não emplacou um ônibus maior, com dois eixos traseiros e um dianteiro, que teria capacidade para transportar quase o dobro de pessoas, ideal para uma linha de alta de manda de passageiros, que foi testado e não aconteceu nada.” 
A maior frustração dessa turma foi quando, em 2010, houve a padronização da pintura das empresas de ônibus. “Tirou parte da graça do nosso hobbie”, resigna-se o busólogo Luiz Ferro, 31.
Mas quase sempre o hobbie só traz alegrias, e realiza sonhos. Gilean Teixeira lembra com carinho o dia em que ganhou o presente de aniversário o que considera o mais legal da vida. “O tio de um amigo trabalha na empresa Lourdes, que é a minha preferida. Ele conseguiu que eu fosse fazer uma visita guiada à companhia!”, alegra-se ele, que é estudante de Administração. “Meu sonho é um dia trabalhar na secretaria de Transportes.”
A pauta dos encontros
Segundo o site Wikipedia, os busólogos têm uma pauta variada em suas reuniões. 
Conhecimentos a respeito dos modelos de carroçarias, chassis e motores e sua evolução ao longo da história.
Informações e conhecimentos a respeito das várias empresas operadoras de ônibus (os ditos “empresários”), suas pinturas, modelos de carroçarias, itinerários, além da evolução destes ao longo do tempo. 
A busca pela preservação de modelos de carroçarias, pinturas, bancos etc. 
A reunião de fotos e miniaturas para coleção.
A discussão de um acervo voltado para a preservação da memória dos ônibus, empresas e itinerários. Conversas a respeito do futuro dos sistemas de ônibus no mundo. 
A discussão voltada para o conhecimento de detalhes a respeito dos modelos de ônibus e sua operacionalização, seja no transporte urbano, seja no transporte rodoviário de longa distância. 
Além de outros temas como conforto, segurança, acessibilidade, transporte de cargas, peças e equipamentos, política de transporte, cursos, feiras e eventos ligados ao setor.
Foto: Agência O Dia

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...