segunda-feira, 14 de abril de 2014

TRANSCARIOCA: RIO ÔNIBUS INVESTE NA MELHORIA DA MOBILIDADE DOS CARIOCAS

Transportar 400 mil passageiros por dia, diminuir em até 40% o número de ônibus que circulam na Zona Norte e dar mais agilidade ao deslocamento dos moradores da região, esses são apenas alguns dos benefícios que o corredor Transcarioca vai trazer para a população do Rio de Janeiro. O Rio Ônibus através dos consórcios Internorte e Transcarioca investiu R$133 milhões na compra de 157 ônibus articulados de 21 metros, com capacidade para 160 passageiros. A previsão de entrada em operação do Transcarioca é para o primeiro semestre desse ano.
O corredor Transcarioca vai ligar a Barra da Tijuca ao Aeroporto Tom Jobim (Galeão). O trajeto de 39 quilômetros de extensão contará com 45 estações de embarque com pagamento antecipado, sistema de monitoramento de imagens das câmeras, ônibus com ar condicionado equipados com motores de tecnologia Euro V, que tem menor índice de emissão de poluentes. Veja o mapa com o trajeto do Transcarioca.
O corredor Transcarioca é muito importante porque cruza a região de Jacarepaguá e os principais bairros da Zona Norte como Madureira, Penha, Ramos e Olaria. Essa é uma região com uma população enorme, que vai experimentar um processo de melhoria no deslocamento diário, afirma Alexandre Castro, gerente geral do Consórcio BRT
Uma importante obra do corredor Transcarioca foi inaugurada em dezembro. A ponte cardeal Dom Eugênio Salles tem aproximadamente 900 metros de extensão (incluindo os acessos) e fica sobre a ligação das lagoas de Jacarepaguá e da Barra da Tijuca, em trecho da Avenida Ayrton Senna próximo à Avenida Abelardo Bueno. A estrutura tem um projeto de iluminação cênica composta por 184 LEDs de alta capacidade que possibilitam a troca de cores em diferentes nuances.
O corredor Transcarioca é a primeira ligação transversal voltada para o transporte público no Rio. Estima-se que a economia no tempo no deslocamento da Barra ao Galeão deve ser de até 60%.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...