sexta-feira, 30 de maio de 2014

Ônibus: Marcopolo celebra mudança na licitação de linhas

Gabriela Lara | Agência Estado
A Marcopolo comemorou a decisão do Congresso de aprovar a reformulação do sistema de licitação de linhas de ônibus interestaduais no Brasil. "A expectativa é que isso faça com que os empresários do setor voltem a investir mais na compra de ônibus", disse o diretor de Relações com Investidores da empresa, José Valiati. Nesta quinta-feira, 29, as ações PN da fabricante de ônibus subiram ao longo do dia, chegando a registrar valorização de 11,84% na parte da manhã. O papel fechou com alta de 8,31%, negociado a R$ 4,17. "Recebemos bem a notícia, assim como o mercado", afirmou Valiati.
De acordo com o texto aprovado pela Câmara - e que agora aguarda a sanção da presidente Dilma Rousseff -, a delegação do serviço de transporte interestadual e internacional de passageiros passa da modalidade de permissão para a de autorização, o que, na prática, deve garantir mais flexibilidade e competitividade ao setor. As novas regras também visam acabar com uma disputa judicial que desde 2008 tem prejudicado encomendas de novas carrocerias. "Era uma demanda antiga, essa mudança (no modelo de licitação) estava em discussão há muito tempo", lembrou Valiati. "A definição é uma ótima notícia, a pior coisa para os negócios é a insegurança."
Segundo ele, com a facilitação do ambiente para distribuição e manutenção de linhas interestaduais, os empresários terão mais previsibilidade e segurança para projetar fluxo de caixa e volume de investimento. "Sem dúvida a demanda estava prejudicada e agora deve voltar a crescer. É isso que esperamos, mas ainda é cedo para estimar números", disse. Valiati ressaltou que as carrocerias destinadas ao segmento de transporte interestadual representam apenas uma parte da produção da Marcopolo - a fabricante gaúcha também atende as empresas que operam linhas urbanas.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...