Fonte: OTM Editora /Foto: Divulgação
Quase dez anos após o início de suas atividades em Angola, o grupo Odilon Santos, sediado em Goiânia (GO), projeta para 2014 um novo crescimento em seus negócios locais, a exemplo do que tem registrado nos últimos anos. Naquele mercado, a empresa do grupo chamada SGO - Empreendimentos & Participações opera no transporte urbano e rodoviário de passageiros.
“O mercado continua com uma demanda forte, conforme atesta a constante procura de bilhetes que recebemos em nossas agências e bilheterias”, declara Antonio Ribeiro, CEO do Grupo SGO - Empreendimentos & Participações.
As perspectivas para os próximos meses são de crescimento contínuo, principalmente considerando que existem também outras áreas de atividade que a empresa planeja explorar, como o crescente mercado interno turístico que demanda ônibus com mais conforto e requer programas de viagens mais customizadas, informa Ribeiro.
A empresa tem atualmente uma frota local de 290 ônibus, dos quais 55% são usados em linhas interprovinciais e contratos de fretamento e o restante circula nas linhas urbanas. A frota é composta, predominantemente, por veículos importados da China, mas tem também carros feitos no Brasil – são cerca de 40 ônibus brasileiros.
“Fazemos uma renovação anual da frota de forma a manter uma idade média de até três anos”, diz Ribeiro, explicando que a vida útil de cada veículo é restrita porque as condições de operação no país são bastante severas.
Para este ano, a empresa já fechou uma encomenda de 50 ônibus rodoviários, que estavam previstos para chegar a Angola até o final do mês de fevereiro. Os novos veículos são da marca chinesa King Long. Antes desta aquisição, a empresa havia comprado em agosto do ano passado 50 novos ônibus Yutong para o transporte urbano de passageiros e em dezembro último fechou a compra de 23 ônibus brasileiros para a operação de fretamento.
No ano passado a SGO transportou 780.000 passageiros no modal rodoviário. Segundo Ribeiro, o grupo pretende consolidar sua operação no mercado angolano, renovando a apresentação das suas bases e aumentando a capacidade operacional da sua frota. Somente depois dessa consolidação a empresa estudará sua participação em novos mercados.
O grupo iniciou as atividades da SGO em Angola em 2004. “Com a pacificação da vida angolana, em 2002, havia uma necessidade grande de deslocação das pessoas entre Luanda e as províncias. A SGO veio suprir essa necessidade, tendo sido a primeira a fazer o transporte rodoviário e a chegar às cidades de Cunene e M’Banza Congo. Os primeiros anos de atividade foram de constante crescimento, quer em novas linhas quer no número de saídas por linha”, explica o executivo.
Atualmente a empresa opera o transporte urbano de passageiros em Luanda e Lobito e o transporte rodoviário de passageiros em 13 cidades: Luanda, Benguela, Malanje, Saurimo, Huambo, Kuíto, Uíge, Sumbe, Lubango, Namibe, Cunene, Menongue e M´Banza Congo. O serviço engloba conecções diárias entre Luanda e cada uma destas cidades, em mais de um horário, e as seguintes ligações intermunicipais: Benguela-Sumbe; Benguela-Lubango; Benguela-Kuíto; Benguela-Huambo; Lubango-Namibe; Lubango-Cunene; Lubango-Huambo. Existem também duas ligações intermunicipais de Luanda para Calulo e para Porto Amboim. O grupo tem ainda um ramo de atividade ligada à sustentabilidade, através da SGO Ambiental, que faz o recolhimento de resíduos sólidos urbanos na área metropolitana de Luanda.
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