sábado, 5 de julho de 2014

Versatile Gold da Comil conquista selo E2

Título de segurança veicular no quesito tombamentos, cumpre requisitos da norma europeia ECE-R66
Além do conforto e do design inovador, a segurança é um importante atributo dos ônibus produzidos pela Comil. Reforçando esse conceito, a marca gaúcha acaba de confirmar o selo E2 / R66 para o Versatile Gold, modelo rodoviário voltado para o mercado de fretamento. O título de segurança veicular no quesito tombamentos, que cumpre os requisitos da norma europeia ECE-R66, foi obtido junto a empresa francesa de auditoria UTAC e homologado pelo Governo da França, país cuja legislação é referência internacional para o setor.
Para conquista da certificação, testes virtuais e físicos foram realizados a fim de conferir a segurança de passageiros e condutor em casos de tombamento. Como parte do processo um software de computador analisou diferentes pontos da estrutura do Versatile Gold, como pontos de soldas, dimensionais de tubos e chapas e união de peças. Este estudo permite mostrar possíveis fragilidades da carroceria, bem como excesso de massa ou matéria prima, o que pode ser ajustado conforme a necessidade, beneficiando também a relação custo-benefício do veículo.
A segunda etapa consistiu na simulação real de capotamento em uma plataforma criada especificamente para esta função. Utilizando métodos reconhecidos pela União Europeia, o ônibus é posicionado sobre este aparelho. Dentro do Versatile, foram demarcadas as “células de sobrevivência”, como são chamadas as áreas entre poltronas, e instaladas câmeras de alta definição para vídeo e fotografia. Ao realizar o capotamento do veículo na plataforma, os dados do primeiro testes são cruzados e verifica-se a possibilidade de deformação dessas áreas e a invasão por peças e componentes, quesitos importantes para segurança do passageiro durante um acidente.
A conquista do selo E2 para o Versatile Gold chega para completar a certificação já existente desde 2012 à toda linha rodoviária da fabricante gaúcha. O modelo, que já atendia às normas de segurança veicular no Brasil, a partir de agora está certificado para o mercado internacional, uma vez que o título é reconhecido e aceito em todos os continentes do mundo. “A certificação também será um grande atrativo do Versatile na conquista e fidelização dos clientes, seja dentro ou fora do país. É o resultado do nosso esforço como diferencial no mercado”, avalia engenheiro de vendas, Luciano Cesar Tedesco.
Para o coordenador de Engenharia da Comil, Marcio Oliboni Paviani, “esta é uma importante conquista para a empresa e reflete os expressivos investimentos feitos nas áreas de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento), que atualmente conta com equipes dedicadas às questões como segurança veicular, durabilidade, ergonomia, homologações, entre outras. Sob o ponto de vista da engenharia, este é um diferencial da nossa maneira de pensar e desenvolver produtos”.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...