quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Transmissões automáticas da ZF em ônibus rodoviários conquistam empresários chilenos

Percorrendo trechos rodoviários severos (com altitudes de até 3.000 metros, mais de 1.000 quilômetros de extensão e chassi com 23 toneladas de Peso Bruto Total), as transmissões automáticas ZF oferecem a confiabilidade necessária para frotistas sul-americanos.
De acordo com a Turbus, um dos maiores frotistas do País, somente com as revisões regulares, um ônibus equipado com a transmissão ZF já rodou mais de 1 milhão de quilômetros sem apresentar problemas.
A transmissão ZF provou ser uma importante aliada para vencer os desafios severos do transporte rodoviário de passageiros do Chile, um dos países mais extensos e com diversas condições geográficas da América do Sul. Por meio de seu acionamento automático e de suas seis velocidades, a transmissão ofereceu um desempenho elevado em percursos de longas distâncias, entregando uma vida útil maior do que a concorrência sem gastar mais combustível. Após uma experiência bem sucedida com a ZF, a frotista Tur-Bus encomendou 150 ônibus equipados com o produto, que já foram entregues. 
Há 65 anos no Chile, a Tur-Bus opera mais de 2.500 ônibus, e conta com itinerários com mais de 1.000 quilômetros por dia. Com motores de 360 cavalos, os ônibus precisam superar diferenças de altitude de até 3.000 metros totalmente carregados, sendo que em alguns casos, o peso chega a até 23 toneladas. “Um dos trechos mais difíceis que temos fica no norte do país, entre as cidades de San Pedro e Calama, esta última localizada em um planalto no meio do deserto“, diz Carlos Gonzales, gerente de oficina da empresa. 
O primeiro contato da Tur-Bus com a transmissão ZF ocorreu há cerca de três anos, quando Gonzales decidiu fazer uma experiência: instalar a transmissão em um de seus veículos. “Constatamos que a vida útil da automática é muito superior às manuais que utilizávamos. Enquanto as convencionais duram 800.000 quilômetros (equivalente a dois anos), a Ecomat já rodou mais de 1 milhão de quilômetros sem apresentar problemas, e nem gastou mais combustível“, fala o gerente. 
A aplicação da transmissão automática ZF em transporte rodoviário de longa distância é pioneira nessa região da América do Sul, mas suas características técnicas provaram ser ideais para vencer os desafios chilenos. Um exemplo é o óleo especial Ecofluid A Plus da Ecomat, que responde com eficiência à maior demanda de torque e às temperaturas desérticas de cerca de 45 graus. “Eu mesmo já dirigi um ônibus com a transmissão ZF e comprovei que ela é um produto excelente“, afirma Carlos Gonzales. 
GRUPO ZF Com 122 fábricas em 26 países, a ZF é líder mundial em sistemas de transmissão e tecnologia de chassis. Com cerca de 72.600 colaboradores, em 2013 o Grupo alcançou um valor de vendas de cerca de 16 bilhões de euros. Para manter-se como uma referência de produtos inovadores, a ZF investe por ano cerca de 5% de suas vendas (em 2013, foram 836 milhões de euros) em pesquisa e desenvolvimento. A ZF é um dos dez maiores fornecedores automotivos em todo o mundo.

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