quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

MARICÁ: EMPRESA PÚBLICA DE TRANSPORTES TRANSPORTOU 200 MIL PASSAGEIROS EM 28 DIAS

Empresa Pública de Transporte: Mais de 200 mil passageiros em apenas 28 dias. 
(foto: João Henrique | Maricá Info)
O Prefeito de Maricá, Washington Quaquá, apresentou nesta terça-feira (20/01), no auditório do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), na Mumbuca, um balanço do primeiro mês de funcionamento da Empresa Pública de Transportes (EPT), autarquia municipal cuja frota de dez ônibus gratuitos vem rodando desde o dia 18 de dezembro, 24h por dia, sete dias por semana, com tarifa zero. As duas linhas percorrem toda extensão da cidade – de Ponta Negra ao Recanto de Itaipuaçu. O resultado comprova, segundo Quaquá, não só a aceitação do serviço, como o entendimento pela população de que a tarifa zero tornou-se uma ferramenta de resgate da cidadania através da mobilidade. “Em 28 dias de operação nós transportamos 201.571 passageiros”, comemorou o prefeito. Foram 688 viagens e mais de 86 mil km percorridos, em um modelo pioneiro para cidades com mais de 100 mil habitantes e que já começa a chamar a atenção de outros municípios por sua viabilidade.
Coletiva de Imprensa reuniu o prefeito Washington Quaquá (PT), a Deputada Estadual Zeidan (PT) e o presidente da Empresa Pública de Transportes, além do vice-prefeito Marcos Ribeiro (PT) e do vereador Robson Dutra (PMDB). (foto: João Henrique)
Coletiva de Imprensa reuniu o prefeito Washington Quaquá (PT), a Deputada Estadual Zeidan (PT) e o presidente da Empresa Pública de Transportes, além do vice-prefeito Marcos Ribeiro (PT) e do vereador Robson Dutra (PMDB). (foto: João Henrique)
“Maricá é o município brasileiro com o maior número de habitantes a adotar a tarifa zero. Assim como educação e saúde gratuitas, transporte público é um direito do cidadão, respaldado na Constituição Federal”, avaliou o prefeito. “As empresas privadas se apropriaram desse serviço, público em essência, e, em Maricá, monopolizaram e controlaram o setor por mais de 40 anos, prejudicando o direito de ir e vir das pessoas”, declarou Quaquá, lembrando que o custo de instalação da EPT é atraente também por conta da economia gerada aos cofres públicos. Mensalmente, em torno de R$ 400 mil em vales-transportes deixarão de ser pagos pela Prefeitura às empresas de ônibus, agora que os funcionários dispõem de transporte gratuito para ir e voltar do trabalho. O valor economizado corresponde a pouco mais de 50% do custo total de operação.
Outros benefícios são indiretos, mas igualmente significativos e de longo prazo. “A adoção da tarifa zero propiciou maior movimento ao comércio local. As lojas já começaram a fechar mais tarde porque agora existe ônibus rodando em qualquer hora do dia ou da noite, o que garante o retorno para casa”, acrescentou o prefeito, anunciando a meta para 2016 de ampliação da oferta, com a circulação de 16 ônibus somente na principal linha (Recanto de Itaipuaçu – Ponta Negra), que atende a 70% da população. A Prefeitura também planeja comprar 20 micro-ônibus elétricos, que não emitem CO2, para completar a frota como alimentadores dos troncos principais, além de integrar o transporte alternativo com vans ao sistema. “Com isso, atenderemos a todos os bairros e garantiremos ainda mais a mobilidade da população”, completou, garantindo que não haverá recuo. “É como Saúde e Educação, trata-se de um direito básico de todos”, concluiu.
Prefeito Quaquá (PT) e a Deputada Estadual Zeidan (PT) cortaram o bolo em comemoração a um mês da Empresa Pública de Transportes. (foto: João Henrique | Maricá Info)
Prefeito Quaquá (PT) e a Deputada Estadual Zeidan (PT) cortaram o bolo em comemoração a um mês da Empresa Pública de Transportes. (foto: João Henrique | Maricá Info)
O vice-prefeito, Marcos Ribeiro, elogiou a criação da EPT pelo impacto no cotidiano. “O transporte de massa é muito ruim e acaba sendo um sacrifício para as pessoas, que gastam muito tempo com o deslocamento, o que prejudica outras atividades e interesses. Os ônibus da EPT diminuem esse sofrimento”, frisou. Também presente ao evento, a deputada estadual Rosângela Zeidan destacou o papel integrador do transporte gratuito, que permite ao morador do próprio município conhecer outros pontos da cidade onde reside. “Mais do que transportando pessoas, o transporte gratuito está transformando a vida do maricaense e provando que é possível oferecer qualidade”, afirmou, garantindo que levará para a Assembleia Legislativa a experiência de Maricá como ponto de partida de uma rediscussão da questão das concessões no serviço de transporte público em todo o estado. “Farei isso de forma que possam ser implantadas novas empresas públicas como a EPT em outras cidades do país”, salientou. O Presidente da EPT, Luiz Carlos dos Santos, chamou a atenção para a quebra de um paradigma. “Estamos provando que transporte público é uma conquista do povo, e isso me faz acreditar que podemos ter uma sociedade mais justa, já que a mobilidade é inclusão social e redução das desigualdades entre pobres e ricos”, concluiu.
Funcionários da EPT recebem os elogios assinados pelo prefeito de Maricá, Washington Quaquá (PT). (foto: João Henrique | Maricá Info)
Funcionários da EPT recebem os elogios assinados pelo prefeito de Maricá, Washington Quaquá (PT). (foto: João Henrique | Maricá Info)
Após entrevista, Quaquá entregou aos funcionários da autarquia municipal uma carta de elogio pelo trabalho prestado.
Saiba mais sobre os ônibus tarifa zero em Maricá
Com a implantação da EPT, Maricá é a terceira cidade no estado (as outras são Porto Real e Silva Jardim) e a primeira com mais de 100 mil habitantes a oferecer a tarifa zero. As quatro primeiras linhas saem do Recanto para Ponta Negra e vice-versa (via Manoel Ribeiro e Cordeirinho) e funcionam 24 horas, inclusive nos finais de semana. As linhas municipais passam pelos terminais rodoviários do Centro e de Itaipuaçu e atendem também as principais escolas e unidades de saúde do município, inclusive nos bairros que até então não eram atendidos pelas empresas, como o Retiro.
Dez veículos – equipados com ar condicionado, sensores de portas (somente trafegam com as portas fechadas) e elevadores para deficientes físicos – circulam com intervalos de 20 minutos, das 5h às 22h. No período de menor movimento (22h às 5h), os ônibus funcionam com intervalos de uma hora. Os pontos de partida são na Rua Barão de Macaúba, em frente à Escola Municipal João Monteiro, no Recanto, e na Praça de Ponta Negra (Rua São Pedro Apóstolo). Outros três ônibus funcionam como reserva e quatro encontram-se ainda em linha de montagem no fabricante. Um reboque também foi adquirido e está disponível para utilização. O investimento do município até o momento foi de R$ 4,8 milhões.
O controle de passageiros nos veículos é feito por catracas instaladas na parte dianteira (os passageiros entrarão pela porta dianteira e sairão pela porta traseira). Todos os veículos possuem portas centrais com elevadores, exclusivos para embarque e desembarque de cadeirantes. A capacidade máxima dos coletivos é de 43 passageiros sentados e 43 em pé.
A equipe da EPT conta com 30 motoristas e quatro despachantes, além de manobreiro (2), inspetor de tráfego (2), consultor de operações (2), consultor de manutenção (2), auxiliar de controle de frota (1), almoxarife (1) e abastecedor (1). Ao todo, 45 pessoas compõem o quadro de funcionários da autarquia municipal.​

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