Sistema obteve seis milhões de viagens em primeiro ano de implantação. |
Sistema bateu meta de passageiros rapidamente
Os moradores da cidade americana de Los Angeles celebram em 2011 o oitavo ano da implantação do BRT (Bus Rapid Transit). Dentre os motivos para comemoração estão a maior fluidez do trânsito e o menor nível de poluição. A adoção do sistema foi um sucesso local tão expressivo, que a meta de passageiros para 2020 foi alcançada 14 anos antes, mais precisamente em 2006.
O projeto de instalação do novo sistema começou em 2003 devido à intenção da prefeitura local em melhorar o transporte coletivo oferecido na cidade. Para que isso acontecesse, as autoridades locais visaram desenvolver um modelo em que os ônibus complementassem as linhas metroviárias do munícipio, por esta razão que a interligação de ônibus com os trens atua sob a marca de metrô.
Já no primeiro ano, o projeto obteve resultados positivos, com seis milhões de viagens efetuadas e um terço dos passageiros deixando os carros em casa para usar o transporte coletivo. Dois anos depois de sua implantação, o sistema ganhou uma linha exclusiva no Vale San Fernando, com 23 quilômetros de extensão e 14 paradas, neste trecho as passagens são compradas antes do embarque para melhorar a fluidez do serviço.
Além de Los Angeles, cidades como Bogotá, na Colômbia; Santiago do Chile e Johannesburgo, na África do Sul, implantaram o BRT para melhorar a mobilidade urbana local. A vantagem da opção pelo sistema é seu baixo custo em relação a outros e a rapidez por se tratar de um transporte sobre rodas.
FOTO: DIVULGAÇÃO
COM INFORMAÇÕES DA REDAÇÃO WEBTRANSPO
0 comentários:
Postar um comentário