terça-feira, 16 de agosto de 2011

BRT: oito anos de sucesso em LA

Sistema obteve seis milhões de viagens
 em primeiro ano de implantação.

Sistema bateu meta de passageiros rapidamente
Os moradores da cidade americana de Los Angeles celebram em 2011 o oitavo ano da implantação do BRT (Bus Rapid Transit). Dentre os motivos para comemoração estão a maior fluidez do trânsito e o menor nível de poluição. A adoção do sistema foi um sucesso local tão expressivo, que a meta de passageiros para 2020 foi alcançada 14 anos antes, mais precisamente em 2006.
O projeto de instalação do novo sistema começou em 2003 devido à intenção da prefeitura local em melhorar o transporte coletivo oferecido na cidade. Para que isso acontecesse, as autoridades locais visaram desenvolver um modelo em que os ônibus complementassem as linhas metroviárias do munícipio, por esta razão que a interligação de ônibus com os trens atua sob a marca de metrô.
Já no primeiro ano, o projeto obteve resultados positivos, com seis milhões de viagens efetuadas e um terço dos passageiros deixando os carros em casa para usar o transporte coletivo. Dois anos depois de sua implantação, o sistema ganhou uma linha exclusiva no Vale San Fernando, com 23 quilômetros de extensão e 14 paradas, neste trecho as passagens são compradas antes do embarque para melhorar a fluidez do serviço.
Além de Los Angeles, cidades como Bogotá, na Colômbia; Santiago do Chile e Johannesburgo, na África do Sul, implantaram o BRT para melhorar a mobilidade urbana local. A vantagem da opção pelo sistema é seu baixo custo em relação a outros e a rapidez por se tratar de um transporte sobre rodas.
FOTO: DIVULGAÇÃO
COM INFORMAÇÕES DA REDAÇÃO WEBTRANSPO

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...