domingo, 22 de agosto de 2010

Empresas de transporte rodoviário qualificam serviços para reverter perda de clientes

Acesso gratuito à Internet e lanche são alguns dos agrados que as linhas oferecem aos passageiros
Silvana de Castro
mailto:msilvana.castro@zerohora.com.br

É com serviços inspirado nas companhias aéreas que empresas de transporte de passageiros estão convencendo os gaúchos a trocarem o carro por confortáveis poltronas de ônibus.
Na estrada, Fábio não desgruda da dissertação de mestrado,
e Gian adianta suas tarefas do trabalho
Foto:Vinícius Costa, Especial
No serviço de bordo, travesseiro, manta e até lanche - e para se distrair, filmes. E acesso gratuito à internet para quem tiver notebook.
A estratégia é mais do que necessária: entre 2008 e 2009, o número de passageiros atégia é mais do que necessária: entre 2008 e 2009, o número de passageiros em linhas regulares caiu 9,5%, de acordo com dados do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). Para compensar as perdas, a forma de pagamento também foi importada das empresas aéreas. As passagens podem ser parceladas e adquiridas pela internet.
- Queremos trazer o passageiro de volta ao ônibus. Ele não quer mais ir à rodoviária comprar passagem - analisa o gerente de tecnologia da informação da Planalto, Everaldo Trilha. A preocupação em fisgar o cliente está também nos pontos de partida e de chegada. Nas rodoviárias, as empresas instalam salas vip para cativar o viajante. A Ouro e Prata, por exemplo, tem o espaço em nove cidades. A maior delas é a de Porto Alegre, onde oferece internet wireless, acesso a computadores, ambiente climatizado, TVs LCD e jornais, entre outros atrativos.
Mesmo empresas que fazem viagens curtas estão tornando os serviços mais sofisticados. A Citral deverá oferecer em breve dois veículos semi-leitos, com acesso à internet, água e café, além de ar condicionado e filmes. Acesso à web também está nos planos da Viação União Santa Cruz.

Conheça o "Ônibus Vip"



De Rio Grande, o correspondente Guilherme Mazui apresenta o
"ônibus vip". Com internet sem fio, almofadas, cobertores, poltronas
especiais, TV e DVD, o veículo Double Service da empresa Planalto
faz a linha Rio Grande - Porto Alegre. Vídeo zerohora.com

Internet sem fio sobre rodas

Por Guilherme Mazui
Entre Rio Grande e Porto Alegre, o oceanógrafo Fábio Schroeder, 36 anos, lê e-mails, troca mensagens via MSN e visita sites, aproveitando as facilidades de um serviço de internet sem fio sobre rodas.
Disponível em oito linhas da Planalto que ligam o Interior à Capital, o atrativo ajuda, ao lado da TV e do DVD, a derrubar o tédio da viagem.
Ao lado, o físico Gian de Castro, 32 anos, que aproveita as cinco horas de viagem para produzir sua dissertação de mestrado. Antes, ele passa rápido pelo Twitter. No microblog, resume a facilidade da internet sem fio:
— No ônibus, dando uma entrevista para ZH. Confiram em breve.


Carro na garagem
Por Leila Endruweit
O conforto, os horários e a segurança fizeram com que a professora aposentada Leda Maria Fogliatto Souza, 55 anos, substituísse as viagens de carro, para Porto Alegre, pelas de ônibus executivo da empresa Ouro e Prata. Ela parte de Ijuí, no Noroeste, no mínimo uma vez por mês rumo a Capital, onde moram a mãe e dois filhos:
— Por segurança, não ando mais de carro à noite, tanto por acidentes quanto por medo de assaltos.
A viagem dura 5h30min, em um veículo com apenas 26 poltronas, e exibição de filmes, água mineral, lanche e internet wireless.
— O preço é mais salgado, mas a comodidade compensa — pondera Leda.

leila.endruweit@zerohora.com.br
ZERO HORA
Link de Origem

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...