segunda-feira, 27 de setembro de 2010

SOCICAM ASSUME A ADMINISTRAÇÃO DO TERMINAL RODOVIÁRIO DE JUNDIAÍ

Empresa inicia a operação do empreendimento com investimento em tecnologia

A Socicam Terminais de Passageiros assumirá a partir de 1º de outubro a administração do Terminal Rodoviário José Alves, em Jundiaí (SP). A empresa vencedora da licitação realizada pela Secretaria Municipal de Transportes, e homologada em 17 de agosto deste ano, realizará melhorias operacionais, estruturais e de segurança patrimonial da ordem de R$ 300 mil.
A decisão da Prefeitura em transferir a gestão do Terminal Rodoviário de Jundiaí para uma empresa especializada na área, como a Socicam, tem como intuito principal a racionalização dos serviços. Com a concessão de 20 anos destinada ao uso, administração, operação, manutenção e exploração comercial do empreendimento, a Prefeitura deixará de gastar com segurança, mão-de-obra e manutenção. Os recursos que, até então, eram empregados nesses serviços serão direcionados ao desenvolvimento do município. Além disso, o patrimônio público será valorizado com a contemplação de equipamentos modernos, principalmente no que se refere à parte tecnológica. Os investimentos serão feitos durante a administração da Socicam e permanecerão no empreendimento público mesmo após o final da concessão.
Uma das primeiras medidas a ser tomada pela Socicam, que acumula experiência de quase 40 anos na operação de rodoviárias, é a instalação do Cronobus, software desenvolvido pela própria empresa para controlar os processos de embarques e desembarques. Considerado um sistema pioneiro, o Cronobus é alimentado com a programação de cada uma das empresas de ônibus e permite o fornecimento de informações aos passageiros em tempo real.
A segurança do empreendimento também será reforçada com a implantação do Circuito Fechado de Televisão (CFTV) que, por meio de 16 câmeras, fará o monitoramento interno e externo do terminal, ininterruptamente. A limpeza também será uma questão importante para a nova administradora – modernos equipamentos facilitarão a manutenção dos pisos, vidros e demais instalações. Estão previstos ainda serviços de banho, balcão de informações e estacionamento informatizados, além da instalação de caixas eletrônicos.
A equipe de funcionários passará por constantes treinamentos a fim de garantir a qualidade nos serviços prestados – marca registrada da empresa. Dividida em três turnos, estará à disposição dos passageiros e usuários durante as 24 horas de funcionamento do empreendimento.
O Terminal Rodoviário de Jundiaí também estará equipado para a realização de qualquer atendimento emergencial. A acessibilidade e a gestão socioambiental são outras grandes preocupações da empresa que, atualmente, mantém uma equipe especializada para desenvolver estudos e promover as adaptações necessárias nos empreendimentos administrados.
Sobre a Socicam
A Socicam é uma empresa genuinamente brasileira que atua na área de transporte desde 1972. Com experiência já reconhecida no Brasil, hoje também investe em sua atuação na América Latina. As populações chilena e peruana começaram a usufruir da experiência da empresa, em três de seus terminais rodoviários.
Atualmente, a Socicam emprega 3.500 funcionários e é responsável por oferecer segurança, conforto e os melhores serviços nos empreendimentos administrados. Até o momento são 43 terminais rodoviários, 2 aeroportuários, além de 45 terminais urbanos, 14 estacionamentos e 13 centrais de atendimento. Vários dos empreendimentos administrados são de grande importância na área de transporte, entre eles o Terminal Rodoviário Tietê, considerado o maior do país; os Terminais Rodoviários de Campinas (SP) e Brasília (DF); o estacionamento do Aeroporto de Congonhas e unidades do Poupatempo na cidade de São Paulo.
A empresa preza pela gestão eficaz com responsabilidade socioambiental, por meio de profissionais qualificados e comprometidos com a satisfação dos usuários. A equipe da Socicam se empenha para a criação de soluções próprias e adequadas às necessidades de cada terminal e de inovadores projetos, que favorecem o bem-estar e conforto dos usuários.
Raio-X do Terminal Rodoviário de Jundiaí
SERVIÇOS
TERMINAL DE JUNDIAÍ
Área total (m2)
29,8 mil m2
Área construída (m2)
4,1 mil m2
Área verde (m2)
25,7 m2
Nº de funcionários da Socicam
22
Telefones públicos
3 comuns e 2 adaptados (1 para pessoas de baixa estatura ou cadeirantes e 1 para surdos)
Nº de cidades atendidas
345
Média de passageiros/dia (embarque)
1.800
Média de passageiros/dia (desembarque)
1.600
Média de passageiros/mês (embarque)
56.728
Média de passageiros/mês (desembarque)
54.000
Média de ônibus/mês (embarque)
250
Média de ônibus/mês (embarque)
240
Nº de plataformas de embarque
11
Nº de plataformas de desembarque
03
Nº de bilheterias
27, das quais 17 estão em uso atualmente
Nº de cabines
01
Nº de empresas de ônibus
30
Nº de pontos comerciais (lojas, quiosques e pontos de alimentação)
03
Nº de banheiros
1 masculino e 1 feminino
Serviço de banho
1 masculino e 1 feminino
(R$ 6,00 com toalha e sabonete e temporizador de 8 minutos)
Guarda volumes
R$ 3,00 pelo período de 8 horas
Carrinhos de bagagem
Sim
Câmeras de segurança
Sim, 16 câmeras
Estacionamento
Total de 63 vagas, sendo 3 exclusivas para idosos e 3 exclusivas pessoas com deficiência
Pontos de táxi
17 vagas
Outros serviços
Achados e perdidos
Contatos com: Bianca Sturlini, Juliana Menezes e Loriane Moscatelli
(11) 5090-3000/3033
(11) 2223-7143
(11) 2223-7144
(11) 9115-5331
(11) 9688-7843
(11) 7728-0525

biancas@adsbrasil.com.br
imprensa@trt.socicam.com.br

Fonte da Máteria: http://jornalfolhadaterra.com.br/

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