A Universidade Técnica de Delft (TU Delft) apresenta esta semana na Feira do Automóvel de Hannover, na Alemanha, o protótipo experimental de um ônibus elétrico super-rápido, o Superbus. Trata-se de um protótipo que já pode circular, mas isso não significa que já esteja pronto.
O Superbus, desenvolvido em parte pelo professor e ex-astronauta Wubbo Ockels, deverá combinar velocidade e sustentabilidade. Na semana passada, o veículo foi testado numa pista na cidade de Lelystad, na Holanda.
Cinco anos atrás, este ônibus foi apresentado por Ockels como alternativa para o trem magnético flutuante – um projeto ainda mais futurista – que seria instalado entre a região central da Holanda, a chamada Randstad, e Groningen, no norte do país.
Custos astronômicos
O projeto do trem magnético foi engavetado pelo governo holandês em 2007 devido ao custo astronômico – pelo menos 6,5 bilhões de euros. Já o Superbus, segundo Ockels, custará uma fração disso, mas para realmente atingir altas velocidades – até 250 Km/hora – precisará de uma pista de cimento.
O protótipo tem quase as mesmas proporções de um ônibus comum, mas é bem mais baixo e racionalizado, com capacidade para 23 passageiros. Graças ao uso de materiais leves, também usa bem menos energia.
Passageiros
Por enquanto, o Superbus só pode ser visto em exposições e demonstrações. Ainda este ano, ele passará por novas pesquisas técnicas. Também será analisado, em parceria com a empresa de ônibus Conexxion, se o veículo realmente será adequado para o transporte de passageiros.
O Ministério dos Transportes holandês contribuiu com 9 milhões de euros para o desenvolvimento do projeto, a TU Delft com 1,5 milhão e a Connexxion com 1 milhão. Outras 50 empresas e instituições participaram com contribuições menores.
http://www.rnw.nl/
quarta-feira, 22 de setembro de 2010
Universidade holandesa cria super-ônibus elétrico
quarta-feira, setembro 22, 2010
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