Credito: Rodrigo Czekalski |
A Prefeitura de Ponta Grossa irá incorporar à frota de ônibus coletivo da cidade 29 novos carros. Destes, 24 substituirão coletivos já com dez anos de uso, vida útil máxima dos ônibus urbanos em Ponta Grossa, e outros cinco serão disponibilizados para novas linhas. Com isso, a frota do municipio será composta de 202 ônibus. Os carros começaram a chegar no inicio do mês e atualmente passam pela revisão obrigatória e emplacamento. A expectativa é de que os novos ônibus comecem a rodar em outubro, logo após as eleições.
Dos 29 novos ônibus, um é articulado, dois são midibus e 26 são convencionais. A Prefeitura se antecipou a legislação, que determina o tempo de uso do coletivo, e já programou a troca antes dos dez anos completos. Os ônibus mais antigos completam dez anos de uso no dia 31 de dezembro.
Os coletivos que entrarão em operação possuem dispositivos para permitir o embarque de deficientes físicos e cadeirantes. A legislação municipal determina que até 2014, todos os ônibus deverão estar adaptados. Atualmente, dos 197 carros que compõem a frota do municipio, 89 estão aptos a transportar pessoas com deficiências, representando 45% dos carros. Com a nova aquisição essa porcentagem aumentará para 60%, com 118 veículos adaptados.
De acordo com o chefe da Divisão de Fiscalização Viária, da Secretaria de Planejamento, Luis Eduardo Lemes, ainda não foram definidas quais as linhas que os novos ônibus atuarão. A prioridade da troca, segundo ele, serão as linhas que não possuem ônibus adaptados para pessoas deficientes. A partir da operação dos novos carros, Ponta Grossa passa a ter 100% das linhas com ônibus adaptados.
0 comentários:
Postar um comentário