terça-feira, 19 de outubro de 2010

Empresas de ônibus de JP dão exemplo de despoluição

As empresas de transporte coletivo de João Pessoa continuam exemplares no que diz respeito à preocupação com o meio ambiente e, principalmente, no que se refere à manutenção do ar puro e de qualidade que se respira na capital paraibana. É que mais uma vez, dados parciais da coordenação do Projeto Despoluir na Paraíba apontam que os veículos de transporte coletivo que circulam em João Pessoa, que somam cerca de 500 unidades, continuam com índices de aprovação acima da média nacional no que diz respeito à emissão de gases poluentes na atmosfera. Os relatórios do Despoluir também apontam uma grande evolução do estado nesta questão.

O coordenador do projeto, promovido pela Confederação Nacional de Transportes (CNT) e pela Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste (Fetronor), Amauri Azevedo, explica que de janeiro de 1997 até setembro de 2010, os índices de aprovação dos veículos na Paraíba elevaram-se gradativamente.  Em 1997 a porcentagem de aprovação dos veículos na Paraíba era de 34,26%, hoje esta porcentagem está em 89,16% e grande parte desse avanço se deve à capital paraibana, detentora da maior frota de ônibus do estado e que hoje ostenta a porcentagem de 89,97% de veículos aprovados nos testes realizados com o opacímetro, equipamento  que mede os índices de gases poluentes emitidos pelo veículo. A média nacional, considerada um ótimo resultado,  é de 87,67%.

De acordo com Amauri, mesmo sendo parciais, visto que são referentes ao período de janeiro a setembro deste ano, esses dados seguem uma escala progressiva e a perspectiva é de que João Pessoa termine 2010 novamente com índices de aprovação acima da média nacional. “Já é uma constância João Pessoa terminar o ano acima da média nacional”, destaca Amauri, acrescentando que o Despoluir já realizou quase duas mil medições nas cidades de João Pessoa e Campina Grande e a expectativa é realizar três mil avaliações até dezembro.

Por mês, segundo Amauri, a equipe do Despoluir realiza cerca de 300 medições, de modo que conforme o coordenador do projeto no estado tende-se a avaliar toda a frota de João Pessoa, pelo menos duas vezes ao ano, tendo em vista que a cidade e toda sua área metropolitana também convergem grande parte das atenções do projeto devido ao número de veículos que compõem a sua frota. “Passamos cinco semanas realizando avaliações em João Pessoa, uma em Campina e depois voltamos a João Pessoa, onde o ciclo recomeça”, disse Amauri, lembrando que após a aprovação, cada veículo recebe um selo do Despoluir, que tem validade de 180 dias.

Amauri explica ainda que em caso de reprovação de veículos - e este índice em João Pessoa é de apenas 10,03% - as empresas recebem um relatório contendo todas as informações necessárias para a correta manutenção do carro. Dentre algumas medidas recomendadas estão, por exemplo, o ajuste do motor de todos os ônibus de acordo com as prescrições do fabricante para que queimem o combustível dentro da normalidade e a correta operação do veículo que também é um fator importante para a redução da fumaça preta – sinal de que o veículo não está queimando todo o combustível. Ao final do ano, uma empresa de cada estado que se destacar na adoção das práticas é premiada. 

Para Amauri Azevedo, os avanços dos índices de aprovação dos veículos em João Pessoa devem-se principalmente às ações desenvolvidas no dia a dia das empresas e que reforçam o compromisso delas com o meio ambiente. “A renovação anual da frota, com a aquisição de veículos mais modernos que poluem menos, a rigorosa manutenção preventiva, a realização de treinamentos de condução econômica para os operadores, além de outras medidas que buscam contribuir com uma menor emissão desses poluentes no meio ambiente, são algumas das ações que fazem com que João Pessoa tenha uma frota diferenciada e sempre preocupada com o bem estar da população”, disse ele.

Em 2009, duas empresas que operam no sistema de transporte coletivo de João Pessoa, a Transnacional e Reunidas, foram, respectivamente, o primeiro e segundo lugares na categoria “Urbano” do prêmio do Programa Despoluir.

Sobre o Despoluir

Lançado em julho de 2007 pela CNT e coordenado pela Fetronor, o projeto atua ampliando e renovando as ações do antigo Programa EconomizAR (1997-2007) e tem o objetivo de promover a melhoria da qualidade do ar através da redução da emissão de poluentes como CO2, que contribui para o aquecimento global. Ao longo de todo o ano, os veículos de mais de 100 empresas sediadas nos quatro estados do Nordeste, na base da Fetronor (PE, AL, PB e RN), participam ativamente do Programa e são vistoriados por técnicos ambientais devidamente treinados para as novas tecnologias adotadas pelo setor. 

Paraíba Já com Assessoria

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...