sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Modelo curitibano é tema em Cidades do Futuro na CNN

O transporte de Curitiba é, mais uma vez, tema de reportagem no exterior. Desta vez no programa Cidades do Futuro, da CNN, que vai mostrar a trajetória e o futuro do Bus Rapid Transit (BRT), na prática, o sistema de ônibus expresso implantado em Curitiba na década de 70.
Em entrevista à equipe da CNN nesta quarta-feira (13) o presidente da Urbs, Marcos Isfer, delineou o futuro do Expresso em Curitiba: canaletas mais largas, linhas diretas nas canaletas, biocombustível, frota cada vez menos poluente, índice de acessibilidade em 100%, ampliação do sistema integrado, sistema integrado de mobilidade, gerenciamento on line e moderna bilhetagem eletrônica.
“Fôssemos menos tímidos e o mundo talvez não estivesse debatendo o BRT, mas o Express”, brincou Isfer. Atualmente existem 160 sistemas semelhantes ao curitibano em 23 países. “A maioria das cidades brasileiras que se prepara para a Copa de 2014 está implantando ou avaliando a possibilidade de implantar sistema semelhante ao nosso Expresso”.
A modernização do sistema começou a ser feita em 2005, muito antes de o Brasil ser escolhido como sede da próxima Copa do Mundo. Nestes cinco anos, Curitiba ganhou mais um corredor de transporte, com 9,4 quilômetros de canaletas – e outros nove quilômetros serão construídos na seqüência, na Linha Verde.
Também neste período o sistema alimentador do Expresso recebeu avanços significativos, com ônibus novos e menos poluentes e ampliação da acessibilidade que passou dos 42% para 86%. Vinte dos 21 terminais de transporte passaram ou estão em fase final de reformas e o Linha Direta (Ligeiriho) Inter 2 ganhou ônibus articulados e estações mais amplas e modernas. E além de mais uma linha – Pinheirinho Carlos Gomes, na Linha Verde, o sistema passou a contar com o Ligeirão Boqueirão, uma linha direta em canaleta, o que futuramente será implantado nos outros eixos de transporte que, hoje, somam 82 quilômetros de vias exclusivas.
Sustentabilidade – Um dos pontos que mais atraiu a atenção da equipe da CNN foi o esforço curitibano para integrar o transporte na política de redução da poluição ambiental. Além da renovação da frota que significou uma redução na emissão de poluentes de, em média161 toneladas por mês, a cidade conta com a primeira frota do mundo a rodar regularmente apenas com combustível vegetal, sem qualquer adição de óleo mineral. A frota B100 (100% biocombustível) é de seis ônibus da linha Pinheirinho Carlos Gomes, uma experiência inédita iniciada em agosto do ano passado e que a partir dos resultados poderá ser ampliada para o restante da frota.
O futuro curitibano, explicou Isfer, aponta para um transporte coletivo voltado à sustentabilidade. Na Linha Verde, por exemplo, foram plantadas mais de 2,5 mil árvores nativas que formarão bosques no entorno das estações que são climatizadas também com um sistema inédito formado por túneis onde o ar é aquecido por uma lâmpada e resfriado em canos que passam em meio à água.
Carro chefe da inovação no transporte, a Linha Verde atraiu a atenção dos repórteres que, nesta quinta-feira, fizeram uma visita técnica acompanhados pelo gestor de inspeção e cadastro do transporte, Elcio Karas. A Linha Verde é, também, parte de um amplo projeto de conservação ambiental envolvendo diferentes áreas da administração municipal sob coordenação da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

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