quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Ônibus um cenário atraente...

Uma frota nacional circulante de 544.710 veículos carrega diariamente 94% dos brasileiros, que tem no ônibus seu principal meio de transporte
Roberto Queiroz, do Rio de Janeiro

As principais cidades brasileiras aplicam uma política de renovação de frota de dez anos de uso, mas os empresários tendem a renovar a frota após o quarto ou quinto ano e, geralmente, as compras são feitas em lotes de 50 ou 100 unidades. Os carros de motor dianteiro e os micros representam 90% do mercado de transporte urbano, o que explica mais do que bem o retorno da Scania a essa categoria e a próxima entrada de outros concorrentes. Chassis como Volvo FM e Iveco Tector devem virar opções nesse mercado. E tudo isso com foco direto no resultado, para compensar a pressão sofrida pelos operadores em cima das tarifas com alegação social. Essas e outras questões estiveram na ponta da língua dos expositores e visitantes da Fetransrio, realizada entre 10 e 12 de novembro na marina da Glória, no Rio de Janeiro.
A Mercedes-Benz lidera o mercado brasileiro de ônibus, com participação perto dos 40% mas, curiosamente, a MAN Latin America concentra o maior volume de vendas nos chassis de ônibus urbanos com motor dianteiro e de micro-ônibus, com uma participação de aproximadamente 36% e 25%, respectivamente. Em outubro, o mercado comercializou 3.032 unidades e, em 2010, o volume de vendas atingido foi de 26.540 unidades, apresentando um crescimento de 31% sobre o mesmo período de 2009.
Neste cenário, a MAN Latin America comercializou 946 Volksbus em outubro, o segundo melhor volume de vendas de todos os tempos e que resulta em uma participação de mercado de 31,2% no mês. No total anual, o volume atingido foi de 7.362 unidades e 27,7% de participação, gerando um crescimento de 24% sobre o mesmo período de 2009.
Olhando de cima, a eterna líder Mercedes-Benz, com mais de 50% de participação de mercado, demonstrava na Fetransrio os avanços nos testes com combustíveis alternativos. Em termos de produto, seu ShowBus já havia cumprido seu papel, mostrando as novidades (caso do modelo O 500 RSDD 8x2) e aprimoramentos de especificação e o evento carioca funcionaria mais como oportunidade de corpo a corpo com os clientes ou mesmo uma sinalização tipo “atenção, estamos aqui”.
Discurso ambiental - Agora, o roteiro institucional tem características verdes. Entre diversos requisitos, o Conama P7 exigirá a redução de 80% nas emissões de Material Particulado e de 60% nas emissões de Óxidos de Nitrogênio (NOx) em comparação com a legislação atual. Como consequência direta, também serão diminuídas as emissões de fumaça e de gás carbônico. Com isso, para todos os fabricantes é momento de mostrar e explicar tecnologia.
Ônibus Mercedes-Benz movidos a diesel de cana já circulam em operações regulares na cidade de São Paulo e a empresa já realizou mais de 2,6 milhões de quilômetros de testes com biodiesel. Um protótipo do ônibus articulado O 500 MA destacava o desenvolvimento da tecnologia BlueTec 5 SCR para atendimento ao Conama P7. Além disso, a preocupação com o futuro destacou a experiência do Grupo Daimler com tecnologias de motorização alternativa, como o sistema híbrido.
Depois de uma fase de testes nos bancos de provas do laboratório de motores, o diesel de cana, numa proporção de 10% juntamente com 90% de diesel, vem sendo testado, desde o mês de julho, em operações regulares de ônibus urbanos na cidade de São Paulo. Essa iniciativa é fruto de uma parceria da Mercedes-Benz com a Amyris Brasil (empresa que desenvolveu esse biocombustível), SPTrans, Petrobras Distribuidora e Viação Santa Brígida. Nos bancos de prova também havia sido repetida a proporção da mistura, porém com diesel S50, com teor de enxofre 50 ppm. Mesmo com um percentual aparentemente pequeno, o novo combustível proporcionou redução de 9% nas emissões de material particulado, sem aumentar as emissões de NOx. Novas etapas de testes visam a utilização de 100% de diesel de cana.
O uso de diesel de cana e biodiesel pode trazer mais vantagens ambientais e econômicas aos sistemas BRT de transporte coletivo urbano. “A grande maioria das 12 cidades que receberão os jogos da Copa já optou pelo BRT. Elas se apóiam em vantagens como custos de implantação até dez vezes menores e um prazo de implantação até 2/3 menor em comparação com outros modais, como trem e metrô, para transportar a mesma quantidade de passageiros”, diz Gustavo Nogueira, especialista em Sistemas BRT da área de Marketing de Produto – Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.
A Volvo Bus, por sua vez, encontrou na Fetransrio 2010 mais uma importante oportunidade para apresentar seu inovador ônibus híbrido, além de expor os produtos e serviços da marca. “A Fetransrio é um evento muito importante para o setor de transporte de passageiros. Por essa razão estamos exibindo o nosso revolucionário ônibus híbrido importado da Suécia e muitos produtos avançados que fabricamos no Brasil”, afirma Luis Carlos Pimenta, presidente da Volvo Bus Latin America.
A Volvo mostrou seu chassi 7700 híbrido que está rodando em diferentes cidades brasileiras. O veículo, movido a diesel e a eletricidade, foi testado em rota comercial em Curitiba em setembro último, fazendo a linha Interbairros 2 e, em São Paulo, na linha USP - Aclimação.
O sistema híbrido da Volvo proporciona uma redução no consumo de combustível de até 35%. Já a diminuição das emissões de poluentes que saem do escape pode variar de 80% a 90%, na comparação com motores a diesel convencionais. Estes excelentes resultados não se devem somente por causa do reaproveitamento de energia para tracionar o ônibus. A alta potência do motor elétrico possibilita a instalação de um motor diesel menor e mais econômico.
*Na porta da escola
A MAN Latin America está se saindo muito bem no Programa Caminho da Escola. A montadora já comercializou cerca de três mil veículos durante as duas primeiras licitações e venceu a terceira. Por isso, tem a possibilidade de oferecer mais quatro mil ônibus ao transporte municipal na rede pública e na zona rural de todo o Brasil. Desse volume, 2.600 estão em fase de beneficiamento, com os primeiros 1.700 já faturados.
Segundo dados do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, o programa federal Caminho da Escola já atendeu 2.697 municípios, financiando 5.721 ônibus escolares em todo o país. O modelo Volksbus ORE 02R tem o comprimento de 9 metros e entre-eixo de 5.180 mm, com capacidade para 48 alunos. Já o modelo Volksbus ORE 03R chega a 11 metros de comprimento, com entre-eixo de 5.950 mm e capacidade para 59 alunos.

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