sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Allison T280R se mostra econômica

Equipando um ônibus urbano de 12 metros, a transmissão, que ganhou novos itens tecnológicos vai bem nos testes de consumo
Allison T280R
Equipando um chassi de ônibus Iveco Tector 6 com carroceria urbana modelo SOR NB12, de 12 m, a transmissão automática Allison T280R foi submetia a três tipos de testes para medir o consumo de combustível. A avaliação apontou consumo médio de 2,6 km/l de diesel em circuito urbano, o que, segundo a fabricante americana, é um excelente resultado para as transmissões de ônibus urbano com esse comprimento. “O dado obtido para o ônibus urbano de 12 metros poderá ser ainda mais promissor se pensarmos que, quando o veículo rodar algo em torno de 40 000 quilômetros, por exemplo, o consumo de combustível poderá ser menor”, diz Manlio Alvaro, gerente de marketing da Allison para a Europa.
Esse modelo de transmissão está equipado com os últimos desenvolvimentos tecnológicos da Allison Transmission, como, por exemplo, o LBSS (Mapa de Troca de Marchas Baseado na Carga do Veículo, em português) e o VAC (Controle de Aceleração do Veículo, em português). Basicamente, os itens determinam a melhor aceleração do veículo e selecionam a marcha mais adequada para a velocidade que está sendo desenvolvida, levando em conta o torque do motor e a carga do veículo. De acordo com a fabricante, esses foram os principais responsáveis pelo bom desempenho do modelo T280R.
O teste, realizado pela SOR Libchavy – fabricante tcheca de veículos –, seguiu as determinações da UITP (Associação Internacional dos Transportes Públicos, em português), e foi realizado em três etapas chamadas de SORT (Ciclo de Teste Urbano Uniformizado, em português). No SORT1, o veículo operou com uma velocidade média de 12,1 km/h; no SORT2, a média foi de 18 km/h; e SORT3, de 25,3 km/h.
Weslei Nunes

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