sábado, 4 de dezembro de 2010

GE faz demonstração de um Ônibus Elétrico do Futuro

O veículo híbrido utiliza baterias de lítio e sódio que, unidas, permitem percorrer longas distâncias

A GE sempre foi a favor do desenvolvimento sustentável, mostrando isso com o projeto Ecomagination, presente em vários países, que incentiva o desenvolvimento de produtos tecnológicos que não agridam o meio ambiente.
Um dos projetos gerados por essa iniciativa foi o "ônibus elétrico do futuro", que tem como premissa mostrar que o ônibus elétrico pode ser tão eficiente quanto o convencional, sem agredir o ambiente. Um dos grandes problemas do projeto foi o fato do ônibus elétrico ter uma bateria de baixa autonomia, fazendo com que ele se locomovesse em curtas distâncias. Pensando nisso, a GE criou uma tecnologia híbrida, que usa bateria de lítio e sódio unidas, fazendo com que o veículo andasse por mais tempo.
Baterias de lítio podem fornecer correntes extremamente altas de energia, mas descarregam muito rápido; já as baterias de sódio, não fornecem tanta energia, mas duram muito mais tempo. Unidas, as baterias oferecem corrente de energia poderosa e têm durabilidade, excluindo quaisquer problemas presentes nas mesmas, mostrando que duas baterias combinadas funcionam melhor que uma grande.
O ônibus foi às ruas e mostrou que a ideia realmente dá certo, e ainda reduz os custos da bateria gigante convencional em 20%.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...