sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Londres lança ônibus de hidrogêno em linha turística

O primeiro ônibus movido a hidrogênio do Reino Unido começa a operar permanentemente nesta sexta-feira em uma popular linha turística da Londres. Sete outros ônibus semelhantes serão adicionados à rota RV1 - que vai de Covent Garden até a Torre de Londres e a margem sul do Tâmisa - em meados de 2011.
A iniciativa está sendo descrita como o trampolim para espalhar a tecnologia pelo país. O lançamento da linha também coincidirá com a abertura da maior estação de abastecimento de hidrogênio do Reino Unido em Leyton, no leste de Londres.
O novo ônibus foi desenhado especificamente para Londres. Ele produz vapor d'água que sai pelo escapamento e pode operar por mais de 18 horas sem precisar reabestecer.
"Estes são a próxima geração de ônibus moviods a combustível de célula híbrida de hidrogênio que foram criados e desenvolvidos com base nas descobertas do nosso programa", afirmou David Edwards, um porta-voz da Trensport for London. "Nós estaremos monitorando a performance desses novos ônibus e sua tecnologia. Se eles provarem que são adequados para as necessidades de Londres vamos considerar a extensão da frota".
Os ônibus contêm baterias que podem estocar eletricidade gerada pelo combustível célula de hidrogênio - um dispositivo que combina hidrogênio e oxigênio para produzir energia e água como sub-produto - à qual é adicionada a energia gerada durante o processeo de freagem. Como resultado, eles podem viajar muito mais longe do que os testados em Londres como parte do CUTE - Cleaner Transport for Europe - patrocinado pela União Européia desde 2003.
Os novos ônibus foram produzidos por um consórcio de empresas que já realizou o mesmo trabalho em Vancouver, onde foi instalada uma frota de 39 ônibus no ano passado. "A principal diferença é que aqueles ônibus foram desenhados para suportar temperaturas abaixo de 20º", disse David Hart, um expert em combustível de hidrogênio do Imperial College.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...