sábado, 25 de dezembro de 2010

VDL forneceu autocarros híbridos para Holanda

Do modelo urbano Citea
A cidade holandesa de Enschede recebeu dois autocarros urbanos híbridos fornecidos pela VDL Bus & Coach. Tratam-se de veículos de 12 metros, de piso totalmente rebaixado, do modelo Citea. Os autocarros serão colocados ao serviço regular no início de Fevereiro na linha 2. Durante dois anos será recolhida informação relativa às características operacionais e aos resultados alcançados de sustentabilidade.
Os impulsionadores deste projecto de transporte público são a Regio Twente (uma região na parte oriental da Holanda), que tem como parceiros o município de Enschede e o operador rodoviário Connexxion. A VDL Bus & Coach, a Vossloh Kiepe, a Universidade de Twente e a firma de consultadoria e engenharia DHV são os outros parceiros.
O desenvolvimento dos autocarros híbridos teve início em 2009 como parte do programa de inovação do Governo holandês “O Veículo do Futuro Está Quase a Arrancar”. O programa foi criado para acelerar a introdução de inovações no mercado holandês de tecnologias mais silenciosas, limpas, económicas, inteligentes e de mobilidade segura.
Para o desenvolvimento de esta nova geração de autocarros híbridos melhoram-se as tecnologias existentes e aplicaram-se novas. Entre os objectivos que se pretende alcançar destaque para a diminuição do consumo de combustível e a redução das emissões de CO2, de partículas e NOx. Isto é alcançado graças ao sistema eléctrico de propulsão do Citea, em que o motor diesel funciona como gerador de energia eléctrica. Além disso, existe um sistema que recupera a energia da travagem e o motor diesel só arranca acima de uma velocidade determinada e desliga-se nas paragens ou quando se imobiliza o veículo. Para retomar o movimento recorre apenas ao motor eléctrico.
por: Carlos Moura
http://www.transportesemrevista.com/

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...