sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Transporte coletivo do Rio começa a ganhar forma ‘olímpica’

Do Metro RJ
As mudanças no transporte coletivo no Rio, que fazem parte da preparação da cidade para os Jogos Olímpicos de 2016, começam este ano, segundo anunciou a Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor). Câmeras de vídeo serão instaladas nos ônibus em maio.
“As imagens estarão ligadas ao centro de operações Rio, da prefeitura”, divulgou a relações-públicas da federação, Suzy Balloussier, acrescentando que a Fetranspor também pretende instalar banheiros nos pontos finais de cada linha. Segundo Suzy, as ações são integradas com a implantação do BRS, faixas especiais que serão implantadas nas zonas sul e norte. As duas faixas da direita serão corredores exclusivos para ônibus.
Copacabana será o primeiro bairro a receber a novidade. A congestionada avenida Nossa Senhora de Copacabana vai ganhar a faixa especial no dia 19 de fevereiro. De acordo com o plano de metas da Fetranspor, o embarque e o desembarque em ônibus só serão permitidos na faixa da direita. Os carros apenas poderão trafegar nas faixas da direita para ter acesso às garagens.
Outra rua importante e bastante tumultuada de Copacabana, a Barata Ribeiro, terá BRS em março. Botafogo e Jardim Botânico também serão beneficiados com a faixa exclusiva ainda no primeiro semestre, mas sem data certa.
No segundo semestre, o sistema será implantado em cinco importantes vias da zona norte: Marechal Rondon, Vinte e Oito de Setembro, Radial Oeste, Teodoro da Silva e Vinte e Quatro de Maio. Os veículos que circularem indevidamente nas faixas preferenciais serão multados. Para identificalos, a prefeitura vai instala radares para verificar as placas. O esperado é que a velocidade passe de 13 km/h para 24 km/h nas vias especiais.
Com a implantação do BRS, a frota deverá ser reduzida, mas a Fetranspor alega que isso são afetará o transporte.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...