domingo, 6 de fevereiro de 2011

Nº de passageiros de ônibus cai 17,3% nos últimos 4 anos, diz Artesp

Fonte: EPTV

Baixe o Adobe Flash PlayerBaixe o Adobe Flash Player

Um levantamento da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) mostra queda de 17,3% no número de passageiros de ônibus no estado nos últimos quatro anos. Ao todo, as empresas deixaram de vender cerca 30 milhões passagens.
De acordo com os dados, em 2006, 174 milhões de pessoas viajaram de ônibus. Já no ano passado, esse número não ultrapassou a marca de 144 milhões.
Os ônibus partem cada vez mais com poltronas vazias. A Artesp e as próprias empresas apontam como causa o aumento do poder aquisitivo, já que as pessoas estão viajando mais de carro e o aumento da concorrência, só que do transporte clandestino.
Também há muita disputa de mercado com os aviões. Em alguns casos, as passagens aéreas são até mais baratas que as rodoviárias. Algumas empresas aéreas, por exemplo, estão oferecendo passagem de Campinas para o Rio de Janeiro por R$ 79. De ônibus, o valor chega R$ 112 e o percurso é de sete horas a mais.
O reflexo desse novo cenário está na quantidade de pessoas que trocam as rodoviárias pelos aeroportos.
Em Campinas, 774 mil pessoas embarcaram ou desembarcaram em Viracopos em 2006. Já 2010, o movimento foi sete vezes maior.

1 comentários:

  1. Realmente se não se adecuar a realidade, cada vêz mais mais ficara fadada a constante do bater banco entre destinos, aja visto o desconforto inicial de algumas operadoradoras com seus carros apertados em trechos longos e cansativos com seus tocos da vida.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...