sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

A Transoeste não resolverá todos os problemas de transporte em Guaratiba

 Transcrito do Material enviado por email por Ronaldo Andrade Inácio ao Portal Guaratiba.
A inauguração do corredor viário TRANSOESTE considerado a grande novidade viária neste ano na Zona Oeste (e a melhor de todos os tempos), particularmente em Guaratiba, não resolverá na totalidade o problema da falta e má distribuição do transporte em nossa região. Mesmo com o inicio de sua operação, previsto para o início de 2012, existem necessidades que se arrastam desde muito tempo atrás, as quais os órgãos responsáveis pelo transporte dentro de nosso município ainda não resolveram. Essas necessidades em verdade se refletem na fundamental criação de algumas poucas linhas que venham de uma vez por todas a facilitar o dia a dia dos moradores dessa vasta, linda e sacrificada região.
Temos observado o empenho com o qual a atual equipe de Prefeitura vem trabalhando para melhorar os transportes da cidade fato que não testemunhávamos há muitos anos. Sabemos também que alguns desses benefícios foram exigidos para que a cidade venha a ter condições plenas de realizar aqui os Jogos Olímpicos e Copa do Mundo. A Secretaria de Transportes do Município do Rio e autoridades afins promoveram a alguns meses passados a separação da cidade em áreas que por sua vez estão sendo atendidas por consórcios de empresas que já operavam dentro de cada região. A princípio, as solicitações de novas linhas feitas ao site da Prefeitura não eram atendidas e um dos motivos extraoficiais era dado ao interesse particular de cada linha em manter seu domínio dentro de determinados "territórios" de cada região. No caso da região de Guaratiba e das outras, esse interesse das empresas agora passa ser comum uma vez que hoje coexistem pacificamente (pelo menos assim se espera) e o Consórcio Transoeste, trabalho em comum de todas, vem atender ao interesse de todas elas, como por exemplo, a Auto Viação Jabour e Expresso Pégaso S.A. Assim, não cabem mais desculpas, pelo menos nesse tocante, que impeçam a introdução de novas linhas de ônibus que venham atender aos interesses de deslocamento dos usuários.
Apesar de diversas solicitações efetivadas nos últimos anos, não circula em Guaratiba até hoje o que seria uma de suas principais linhas, unindo todos os bairros do litoral da região. A criação dessa linha inter-bairros em Guaratiba beneficiaria muitos trabalhadores, estudantes, cidadãos comuns, turistas, etc. Dentre outros benefícios, a introdução da linha unindo a Barra de Guaratiba até a última praia de Sepetiba, proporcionaria as seguintes vantagens:
- Melhoria de acesso à Barra de Guaratiba aos moradores de Pedra de Guaratiba, Praia da Brisa, Sepetiba e adjacências sem necessidade de baldeação em Ilha de Guaratiba. Está sendo realizada uma grande reforma na Praia de Sepetiba que fará com que a mesma retorne a condição de praia e isso ocorrerá em breve. Assim com a existência de uma segunda praia na região haveria uma natural melhoria nas condições de Barra de Guaratiba que notadamente aos finais de semana por ser a única praia no local, tem a vida de seus moradores transformada em um "pequeno inferno" dado o imenso número de visitantes nesse bairro turístico e lindo mas, sem estrutura para recebe-los.
- Introdução da 3ª. linha de ônibus em Barra de Guaratiba que sofre com o fato de uma das duas que operam atualmente (382 - Mauá x Marambaia) manter intervalos de duas horas entre a saída de seus carros. Essa situação só é amenizada dada a existência da linha de transporte alternativo.
- Mesmo com a introdução do Bilhete Único (do qual uma das empresas do Consórcio Transoeste arranjou um jeito fácil de burlar) é incomodo e desconfortável o fato de usuários em Guaratiba terem de efetuar duas a três baldeações dependendo para qual lugar se deseja ir. Esse fato torna-se um grande sacrifício quando o usuário é idoso, está em situação de gravidez ou especial ou está acompanhado de crianças.
- Facilidades na frequência turística em Guaratiba já que com o uso de uma única linha todos teriam acesso às principais regiões, tendo a população nativa a mesma chance. A dificuldade de linhas de acesso à Guaratiba é um dos grandes entraves à visitação de turistas em nossa região que ficam impedidos de frequentar eventos, locais específicos, bares e restaurantes.
- Com o funcionamento do Transoeste a linha Barra de Guaratiba x Sepetiba seria uma das linhas de apoio, pois teria duas chances de integração com esse moderno meio de transporte. Circulando através da Estrada da Matriz, cruzaria com o Transoeste nas estações de Ilha de Guaratiba e Fazenda Modelo.
Com a promessa obtida da Prefeitura que até março deste ano teremos uma reformulação em Guaratiba que proporcionará que tenhamos até mesmo ônibus com tarifa municipal para o Centro (R$2,40) vamos aguardar e aproveitar essa nova realidade para solicitar novamente a introdução da linha acima descrita ao serviço em nossa região. Cerca de 10 anos passados houve uma linha que partia da praça central de Pedra de Guaratiba e que seguia até Barra de Guaratiba. Infelizmente a linha só funcionava aos sábados e domingos e infelizmente não passou de um verão.

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