domingo, 13 de março de 2011

Ônibus de transporte coletivo começam a usar biodiesel

Medida não traz benefício financeiro, mas ajuda na preservação do meio ambiente
Os ônibus do transporte coletivo de Três Corações, no Sul de Minas, estão sendo abastecidos com biodiesel. A iniciativa é da empresa Trectur, que possui a concessão para a exploração do serviço no município. A empresa tem 98 veículos que circulam na cidade com o biodiesel há pouco mais de um mês. O dono da empresa diz que não há benefício financeiro com a medida, apenas o favorecimento do meio ambiente. O biocombustível é comprado em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte ou em São José dos Campos, interior de São Paulo. Cerca de 140 mil litros são usados por dia. A matéria prima é o óleo de mamona.
De acordo com o engenheiro agrônomo da Universidade Federal de Lavras, Pedro Castro Neto, o biodiesel é menos poluente em 50%, se comparado com o combustível comum. Ele polui menos porque não contém enxofre, substância presente em outros tipos de combustíveis.
No Sul de Minas, a empresa responsável pelo transporte em Pouso alegre também utiliza o biodiesel, mas não em todos os veículos. Apenas 12 dos 76 ônibus usados no transporte público são movidos com o combustível. Em São Lourenço, há três anos o transporte coletivo usa uma mistura de biodiesel com diesel comum. Apenas 5% dos ônibus usam o novo combustível.
http://eptv.globo.com/

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...