domingo, 6 de março de 2011

Tração híbrida torna os ônibus mais limpos

Segundo a Siemens, combinações de motores a diesel e elétricos consomem um terço a menos de combustível do que os ônibus convencionais.
Os ônibus da cidade equipados com o novo sistema Elfa de tração da Siemens, combinando motores a diesel e elétricos, consomem um terço a menos de combustível do que os ônibus convencionais. Em vez de alimentar o eixo traseiro por meio de transmissão automática, como usual, o motor a diesel no sistema Elfa aciona um gerador que usa a eletrônica de potência (power electronics) para fornecer eletricidade a um ou mais motores de acionamento.
Cerca de metade de todas as viagens locais em transporte público na Alemanha são feitas por ônibus. Como outros veículos pesados, no entanto, os ônibus são barulhentos e produzem emissões que são nocivas aos humanos e ao clima. A solução de longo prazo é a utilização de acionamento totalmente elétrico. O problema é que a tecnologia atual de baterias é relativamente cara. Os ônibus da cidade fazem frequentes paradas devido a semáforos e passageiros, assim são bem adequados ao uso com acionamento híbrido. Esse sistema marca uma etapa intermediária no caminho para os ônibus com emissão zero ou somente por baterias ou com uma combinação de baterias e sistema de célula de combustível.
No sistema Elfa da Siemens, os motores elétricos agem como geradores durante a frenagem e assim alimentam a eletricidade novamente para as baterias. Essa energia pode então ser utilizada para acionar o veículo, o que significa que às vezes o ônibus funciona de forma totalmente elétrica e sem produzir emissões. A autonomia de percurso do veículo depende da capacidade da bateria e pode variar entre algumas centenas de metros e diversos quilômetros.
Em combinação com um sistema inteligente de gerenciamento de energia, Elfa não só reduz o consumo de combustível, mas também o ruído, pois o motor a diesel não fornece aceleração e, portanto, funciona somente a velocidades do motor silenciosas e econômicas. Consequentemente, o consumo de combustível é cerca de um terço menor.
Os ônibus com propulsão Elfa estão sendo usados atualmente em várias cidades do mundo, incluindo em frota de teste dos ônibus londrinos de dois andares. No meio tempo, Hamburgo está planejando introduzir ônibus com acionamento híbrido Elfa equipados com sistema de célula combustível em vez de motor a diesel. Esta nova tecnologia de propulsão também é ideal para veículos comerciais que fazem frequentes paradas, tais como caminhões de lixo ou veículos leves de entrega.
Fonte: Siemens

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