sexta-feira, 15 de abril de 2011

Transporte Público de São José dos Campos opera 100% integrado

Já quem usa as vans, ainda vai ter que esperar para economizar a passagem
Credito: Reprodução / Rede Vanguarda Desde a implantação ha sete anos, finalmente, o transporte público passa a ser integrado em São José dos Campos. Já quem usa as vans, ainda vai ter que esperar para economizar a passagem. Cerca de 250 mil pessoas, 40% da população, circulam de ônibus pelas ruas da cidade todos os dias.
Com a integração, esses passageiros podem cruzar São José em mais de um ônibus, pagando uma só tarifa de R$ 2,80. Mas, atenção: a integração só pode ser feita em até duas horas e para um único sentido. Diferentemente de cidades como a capital, onde é possível seguir em qualquer direção, desde que não ultrapasse quatro horas.
Nesta manhã, não houve problemas. Até, porque 43 linhas já eram integradas. Atualmente, outras 33 passaram a fazer parte do sistema. Os passageiros lamentam que as vans não estejam incluídas.

Credito: Reprodução / Rede VanguardaO presidente do Sindicato do Transporte Alternativo explica que antes da adesão ao sistema falta ter uma referência. Já para o Sindicato dos Motoristas e cobradores, os ônibus também devem ser adequados.
A integração em São José dos Campos começou em 2004. Atualmente, três empresas operam a frota de 392 veículos. O sistema integrado é eletrônico e só pode ser feito com cartão.

Atraso

A medida (integração total) ocorre após sete anos do seu início (apenas algumas linhas ofereciam integração). Parte dessa demora foi causada pela novela da licitação do transporte público. A cidade foi dividida em três partes, a serem operadas por três empresas. Em 19 de julho de 2008 entraram em operação a Julio Simões (lote 3) e a Expresso Maringá (lote 2). A vencedora do lote 1, Transmil não cumpriu com o pagamento da outorga onerosa, e foi desclassificada.
Em outubro de 2009 foi reaberto o processo licitatório para preencher a vaga em aberto do lote 1. Em fevereiro deste ano, finalmente uma empresa assumiu o lote, a Saens Peña. Com o transporte operando completamente, agora foi possível terminar a integração.

Frota

A cidade tem uma frota de 392 carros nas cores laranja, azul e verde. Mensalmente são realizadas cerca de 6,5 milhões de viagens. A estimativa é de que 100 mil pessoas utilizem o transporte por dia. Idosos e cadeirantes são isentos de pagar a passagem, que aos domingos têm preço diferenciado. Cada viagem inicial custa atualmente R$ 2,80.

Como adquirir o cartão

A Integração das linhas é exclusivamente para quem utiliza a bilhetagem eletrônica. O pagamento da tarifa em vale transporte em papel ou em dinheiro não permite a Integração. O cartão deve ser adquirido no Consórcio São José Passes.

Informações pelo telefone: 0800-7727730 ou na Avenida Rui Barbosa, 15, no centro.
http://www.vnews.com.br/

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...