domingo, 24 de abril de 2011

VDL disponibiliza urbano híbrido

A VDL Bus & Coach vai lançar no mercado a versão híbrida do ônibus urbano Citea no último trimestre de 2011. O fabricante holandês adaptou o conceito de híbrido em série, com componentes oriundos da Vossolh Kiepe, motor diesel de quatro cilindros Cummins e um eixo traseiro acionado eletricamente da ZF. A combinação destas tecnologias teve como objetivo obter a mais eficiente configuração possível, a redução máxima de substâncias nocivas e o melhor consumo de combustível.
O motor diesel instalado no Citea SLF-120/hybrid faz acionar um gerador que produz energia elétrica, a qual é armazenada em supercondensadores para utilização posterior ou para propulsionar os motores montados nos cubos das rodas do eixo traseiro. A energia gerda pelas frenagens também é recuperada e armazenada nos supercondensadores, podendo voltar a ser reutilizada na condução. 
O motor diesel pode ser desligado sempre que o veículo está imobilizado em paradas ou nos semáforos. Em opção, apenas os motores elétricos são utilizados sempre que o veículo arranca de uma parada, permitindo a realização de um percurso  em modo exclusivamente elétrico, com emissões zero.
O Citea SLF-120/hybrid será proposto em três versões: “Basic Hybrid”, “Basic Zero Emission Hybrid” e “Advanced Zero Emission Hybrid”. Com este último será possível efetuar um percurso pré-estabelecido em modo exclusivamente elétrico, sem emissões.
http://www.transporteglobal.tk/

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...