quinta-feira, 26 de maio de 2011

Vila Velha inicia mudanças nos ônibus para implantação da bilhetagem eletrônica

A previsão é que todos os veículos estejam operando com o novo sistema até o mês de julho.
A Secretaria de Transporte e Trânsito de Vila Velha e a empresa municipal de ônibus já iniciaram as mudanças necessárias nos coletivos para a implantação do sistema de bilhetagem eletrônica para o recebimento da passagem em toda a frota da Viação Sanremo. A previsão é que todos os veículos estejam operando com o novo sistema até o mês de julho.
O processo de transferência das catracas da porta traseira para a porta dianteira já foi iniciado, com a finalidade de modificar o embarque, que hoje é realizado pela parte de trás do coletivo. Estão sendo realizadas ainda alterações referentes à acessibilidade.
As modificações serão feitas de forma gradativa e por linha, para não causar grandes transtornos aos usuários e minimizar o impacto causado pela mudança. As alterações começaram a ser feitas nas linhas 021, que faz o trajeto Terra Vermelha x Praia da Costa, e 016 (1º de Maio x Praia de Itapoã), com quatro carros ao todo. Nesta semana, as mudanças passam a funcionar nas linhas 003 e 004, que atendem ao bairro Rio Marinho. Com mais essas linhas, serão 10 carros até o final da semana operando com a catraca na frente.
Com o início do funcionamento do recebimento da passagem feita pela bilhetagem eletrônica, os passageiros terão que trocar os vales-transportes e passes escolares de papel pelo cartão de passagem. No novo sistema serão utilizados cartões, similares ao usados no Sistema Transcol, onde ficam armazenados os créditos equivalentes ao número de passagens que o usuário adquirir.
Para a catraca ser liberada, o usuário deve aproximar o cartão, que é recarregável, do equipamento de leitura que fica na frente do cobrador. O valor referente à passagem é descontado, então, dos créditos armazenados no cartão.
De acordo com o secretário de Transporte e Trânsito, Bruno Lorenzutti, com a implantação da bilhetagem o usuário terá maior segurança. "Além de haver mais transparência no pagamento e recebimento da passagem, estaremos coibindo o transporte clandestino, que hoje também recebe o vale transporte de papel. Com a bilhetagem isso não será mais possível. Também melhora a gestão do sistema por parte da Semtran", explicou.
O secretário afirmou, ainda, que toda a frota está sendo renovada e alguns veículos já são adaptados para o transporte de pessoas com deficiência. Em Vila Velha, cerca de 30 mil usuários utilizam o transporte coletivo municipal diariamente.
 
 
http://www.eshoje.com.br/

Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...