quarta-feira, 8 de junho de 2011

Bahia ganha serviço inteligente de ônibus com tecnologia IBM

Quem utiliza o transporte de ônibus em Salvador terá agora um serviço inédito e mais inteligente. O Grupo Evangelista (GEVAN), que controla 35% da frota da capital baiana com as empresas Axé Transportes, Praia Grande, Joevanza, Boa Viagem e União, acaba de implementar em sua frota um sistema de inteligência de negócios desenvolvido pela baiana Softwell Solutions com tecnologia IBM. O sistema viabiliza o monitoramento em tempo real da frota e disponibiliza internet grátis para os passageiros. Durante a viagem, agora é possível ver e-mails, usar serviços de mensagem instantânea – e navegar por sites de notícias e entretenimento. Saiba mais
O projeto, que automatiza todos os processos nos veículos, trás também várias vantagens para as empresas de transportes, como redução de custos operacionais, otimização da receita, melhoria da segurança e melhor qualidade dos serviços prestados aos usuários. A Gevan vem apostando na nova tecnologia desde setembro do ano passado quando deu início aos primeiros testes em alguns ônibus da sua frota a fim de oferecer um serviço diferenciado aos passageiros. “O projeto permite que analistas e responsáveis por decisões do Grupo Gevan tenham acesso rápido às informações históricas e operacionais, proporcionando uma tomada de decisão mais inteligente sobre a alocação de recursos e melhor atendimento aos passageiros em suas rotas”, enfatiza Matheus Souza, vice-presidente do grupo.
Após testes realizados em umas das linhas (Plataforma – Pituba), da Praia Grande Transportes, a Gevan instalou wireless em todos os veículos da linha e, gradativamente, o instalará em todas as que operam em Salvador. Com mais segurança nos ônibus os passageiros podem usufruir dos serviços com mais tranqüilidade, aproveitando o tempo da viagem para agilizar alguns trabalhos e conversar em tempo real sem nenhum custo adicional.
Para Wellington Freire, Presidente e CEO da Softwell, a solução, denominada de Techbus, mostra como a tecnologia pode contribuir para tornar os transportes e as cidades mais inteligentes, com infraestruturas eficientes para atender às demandas das populações que crescem em ritmo cada vez mais acelerado. “Algumas grandes cidades do mundo, a exemplo de Estocolmo e Cingapura, começaram suas transformações pelos seus sistemas de transportes, adotando soluções da IBM de Cidades Mais Inteligentes. Em Salvador estamos seguindo esse caminho e trabalhando com a IBM – nossa parceira – no desenvolvimento de um sistema de transporte que, com certeza, deixará a cidade mais instrumentada, mais interconectada e, sem dúvida, mais inteligente” afirma o CEO. A solução abrange ferramentas de inteligência de negócios no gerenciamento de frotas, manutenção dos veículos, segurança, GPS, além de um sistema de mídia indoor que oferece ao passageiro não só entretenimento, mas todo tipo de informação necessária sobre comércio durante o seu trajeto.
A solução Techbus foi desenvolvida em Maker – a plataforma de desenvolvimento de softwares da Softwell – rodando sobre arquitetura IBM: softwares Cognos (Business Intelligence), Informix e DB2 (banco de dados) e ainda um software para aplicação de servidores da linha Websphere, que funcionam como fonte de coleta de informações para o sistema de inteligência de negócios. O software Cognos permite que a empresa consiga automatizar processos, como o desenvolvimento de rotas mais eficientes do ponto de vista de uso de combustível e a determinação de como o sistema é utilizado pelos passageiros, de modo a alocar ônibus, motoristas e rotas que atendam à demanda.
“A IBM está atenta às mudanças que o mundo atravessa e trabalha para antecipar tendências e entregar inovações que poupem recursos e beneficiem a população. Para sustentarem seu crescimento, as cidades precisam crescer de forma inteligente, por meio da integração de sistemas, da otimização de recursos e de melhorias na infraestrutura e nos serviços públicos. Com a solução da Softwell, Salvador sai na frente de muitas cidades, facilitando a vida do cidadão”, diz Ricardo Mansano, gerente de IDR (ISVs & Developer Relations) da IBM Brasil.
Para dar suporte à gestão das empresas foram instalados servidores nas garagens, enquanto cada veículo recebeu um microcomputador especial, equipamentos Wi-Fi e redes 3G, GPS, Sensor de Catraca, Etiqueta de RFID, Câmeras de Vídeo, além de dois monitores com telas de LCD para exibição de informações e mídia baseada em georeferenciamento (pela localização do veículo), que funciona como uma nova fonte de receita para a empresa.
Tecnologia da Solução
A solução inteligente, que começa a rodar nos ônibus de Salvador este mês, permite o monitoramento completo da frota em tempo real, otimizando a operação do transporte urbano. O sistema captura dados dos veículos a partir de vários pontos: sensores nas catracas e nas portas dos ônibus; câmeras nos veículos, nas paradas e nos terminais; além de um sistema de GPS usado para rastrear a localização dos ônibus.
Entre os diferenciais do projeto está o uso de redes 3G e tecnologias como SMS para enviar e receber informações de um aplicativo central de inteligência de negócios. A proposta desenvolvida pela Softwell com tecnologia IBM também incluirá componentes de reconhecimento facial, onde as imagens capturadas dos rostos de passageiros são gravadas no sistema e podem ser comparadas com bancos de dados criminalísticos, ajudando a polícia a encontrar criminosos ou pessoas desaparecidas e a combater assaltos em tempo real.
Além disso, as câmeras no sistema gravam tudo que ocorre dentro dos ônibus e contribuem para evitar as tentativas de burlar o pagamento da passagem e fornecer provas para investigação de ações criminosas.
Para as pessoas que dependem do sistema de transporte público e que, em geral, não sabem quando o ônibus está atrasado ou se a condução já passou por determinado ponto, a solução inclui um sistema de comunicação via SMS e mídia, que disponibiliza informações sobre itinerários, além de notícias em geral. Os passageiros também podem ter acesso às informações via Internet. Atrasos e ocorrências do gênero podem ser verificados por meio de dispositivos com acesso à Web.
Sobre a Softwell
A Softwell Solutions é uma empresa fornecedora de tecnologias de desenvolvimento para a indústria de software, focada em produzir inovação. Seu principal produto, o Maker, é uma plataforma de desenvolvimento que simplifica o processo de produção de softwares. O produto utiliza uma metodologia de desenvolvimento única – sem códigos e 100% visual – possibilitando a rápida construção de sistemas corporativos para a web, ampliando a produtividade e reduzindo significativamente os custos.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...