quinta-feira, 23 de junho de 2011

MAN e Bosch desenvolvem protótipo de ônibus híbrido

Modelo está sendo testado no Rio de Janeiro dentro de um projeto que prevê a utilização de uma frota híbrida na Copa de 2014.
Foto Divulgação Volksbu
Começam no final deste mês, em Resende (RJ), os testes com o protótipo do primeiro ônibus nacional híbrido, movido a diesel e gás natural veicular (GNV).
O veículo é resultado de uma parceria da Man Latin America com a Robert Bosch, e faz parte do Programa Rio Transporte Sustentável, por transporte mais eficiente e sustentável para a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.
De acordo com a Man, o protótipo Volksbus é o primeiro ônibus com tecnologia flex GNV+Diesel homologado pelo Inmetro. O veículo pode rodar com até 90% de GNV.
Flex
O diesel e o GNV coexistem no Volksbus através de um sistema de gerenciamento eletrônico desenvolvido pela Bosch, que permite controlar simultaneamente os sistemas de injeção dos dois combustíveis.
"O protótipo da Volkswagen apresenta uma alternativa real para o diesel, reduz a utilização do combustível e a emissão de poluentes na atmosfera", diz Roberto Cortes, presidente da Man Latin America.
Cortes disse que o ônibus, sendo movido a GNV e diesel, não fica restrito a um único combustível, permitindo ao frotista revender o veículo em locais sem abastecimento de gás".
Com informações do Jornal A Cidade

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...