terça-feira, 14 de junho de 2011

Univale muda forma de embarque e desembarque na frota operante do Vale Do Aço/MG.

Passageiros vão agora entrar pela porta da frente e descer pela de trás
Os ônibus da Univale que fazem as linhas do Vale do Aço irão sofrer, a partir do dia 4 de julho, algumas alterações no embarque e desembarque. Os passageiros vão embarcar pela porta da frente e descer pela de trás. A iniciativa, conforme a concessionária, é no sentido de garantir mais segurança aos usuários do serviço de transporte coletivo.
No dia 4 de julho, os ônibus que fazem as linhas Fabriciano, Timóteo e Ipatinga serão os primeiros a se adaptar às modificações. No dia 11, é a vez dos coletivos dos itinerários de Ipaba, Santana do Paraíso e Amaro Lanari.
O diretor executivo da empresa, Luiz Peixoto, disse que uma nova frota, de 30 ônibus, foi recentemente adquirida, e todos eles já estão adaptados à nova sistemática. As principais mudanças observadas são a roleta, que fica mais à frente do veículo, além da alteração da simbologia que indica qual a maneira correta de embarque e desembarque, diferentemente da atual situação. “Com a mudança do posicionamento da roleta, o trocador vai ficar mais perto do motorista. A vantagem disso é que vai haver uma maior interação entre eles. O trocador vai poder dar mais apoio ao motorista, com algumas orientações, como por exemplo, no caso do ‘ponto cego’”, explicou.
O dirigente falou que as mudanças previstas já vinham sendo estudadas há algum tempo pela concessionária do transporte público. “Desde o começo do ano, a gente já vem desenvolvendo estudos para averiguar a melhor maneira de implantar esse sistema. O objetivo da empresa é garantir mais segurança aos usuários. O embarque pela porta da frente do ônibus garante ao motorista uma melhor visão do passageiro. Ao descer pela porta de trás, a mesma coisa. Há casos de pessoas que descem e passam em frente ao ônibus. Isso aumenta o risco de atropelamentos”, analisa Luiz Peixoto.
Empresa recebe prêmio da qualidade do ar
Pela segunda vez consecutiva, a Univale Transportes recebeu o Prêmio Fetram de Qualidade do Ar. A empresa, ganhadora do certificado em 2010 e 2011, está entre as companhias de transporte de Minas Gerais que ostentam o menor índice de emissão de poluentes, segundo a Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado de Minas Gerais (Fetram). A premiação foi realizada em Belo Horizonte, no início do mês.
Para o diretor executivo da Univale, Luiz Peixoto, essas premiações resultam de um trabalho sério, desenvolvido ao longo dos anos. “Verificamos, com rigor, as condições de toda a nossa frota. Investimos incansavelmente na manutenção dos veículos, para que eles estejam sempre em conformidade com a legislação. Assim, quando os nossos esforços superam os índices exigidos, nos sentimos realizados. O mérito é de toda a equipe”, comentou.
A premiação da Fetram à Univale ratifica que 100% da sua frota está em conformidade com as regras que determinam a quantidade máxima permitida na emissão de gases poluentes. A medição é realizada por representantes da Federação, a cada três meses. Cada veículo inspecionado que se encontra dentro dos padrões legais exigidos recebe um selo da Federação. Ao final de um ano, por meio da base de dados da Fetram, é possível indicar as empresas que menos poluem com seus veículos.
“Hoje, as empresas que contratam companhias de transporte de passageiros exigem os laudos comprovando que a frota está em conformidade com todos os quesitos legais, incluindo os ambientais. O selo da Fetram atesta a conformidade de cada veículo”, explica o coordenador de manutenção da Univale, Gilson Antônio Campos.
*Com informações do Jornal Diário Do Aço

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...