terça-feira, 14 de junho de 2011

Ecobus entrega 15 ônibus ecológicos e adaptados em São Sebastião/SP

Frota irá beneficiar passageiros com dificuldades de locomoção.
A empresa Ecobus, responsável pelo transporte coletivo em São Sebastião, vai promover a entrega oficial de mais 15 ônibus eletrônicos, todos adaptados para pessoas com dificuldades de locomoção, na sexta-feira, dia 17, às 15h00, na Rua da Praia, região central da cidade.
Com isso, a empresa passa a ter uma frota de cem veículos na cidade. Desse total, 23 são ônibus adaptados com equipamentos especiais de acessibilidade.
Os novos ônibus que serão entregues na próxima sexta-feira são da marca Mercedes-Benz e possuem um sistema de alta tecnologia para oferecer mais segurança ao passageiro.
Graças a recursos eletrônicos é possível, por exemplo, determinar a rotação máxima e a velocidade que os veículos devem circular na cidade, além de impedir o tráfego com portas abertas. Esse tipo de ônibus também realiza o bloqueio da ignição caso a marcha esteja engrenada.
Além disso, o sistema eletrônico facilita em muito a detecção de problemas mecânicos no veículo, é mais silencioso e causa menor impacto ao meio ambiente porque reduz a emissão de gases poluentes, por isso é chamado de ônibus ecológico.
Outra vantagem do ônibus eletrônico é o conforto já que o veículo possui bancos estofados e som acústico.“Nós havíamos nos comprometido com a população, no momento do reajuste da tarifa, em estar promovendo uma nova renovação da frota de ônibus. Por isso, a entrega desses veículos nos proporciona o sentimento de dever cumprido”, diz o gerente geral da Ecobus, Jair de Souza Inácio.
Acessibilidade
De acordo com o presidente da Adef (Associação das Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida de São Sebastião), Mônico Santos Silva, a aquisição dos novos ônibus vai contribuir para melhorar a qualidade de vida de muitos moradores.
“Hoje temos 1,2 mil pessoas cadastradas na Adef que serão beneficiadas com essa iniciativa”, diz.
Os novos ônibus adaptados possuem uma porta central mais larga do que as comuns e espaço interno próprio para uma cadeira de rodas, que é travada com barra e cinto de segurança.
A pessoa com deficiência entrará no ônibus por meio de um elevador, com rampas de acesso automáticas e braçadeiras de apoio, e contará, ainda, com o auxílio do motorista, que dará mais segurança na hora do embarque e desembarque.
A medida visa beneficiar não só os deficientes como as pessoas que apresentam dificuldade de locomoção e precisam utilizar andador, muletas e bengalas.
"O ônibus adaptado permite que a pessoa que utiliza uma cadeira de rodas possa exercer o seu direito de ir e vir, com liberdade e tendo a cidadania resgatada", afirma o gerente da Ecobus.
(Assessoria de Imprensa Ecobus)

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...