segunda-feira, 13 de junho de 2011

Volvo anuncia que fabricará ônibus híbrido em Curitiba

Empresa vai investir 96 milhões de reais em sua fábrica na cidade; será a primeira do gênero no país
Curitiba - A Volvo investirá R$ 96 milhões na unidade instalada na Cidade Industrial de Curitiba. O anúncio foi feito hoje, em Gotemburgo, na Suécia, sede mundial da empresa, durante encontro entre o presidente da Volvo Bus, Hakan Karlsson, e o prefeito de Curitiba, Luciano Ducci.
Esse valor soma-se a outros R$ 75 milhões que já tinham sido anunciados anteriormente para a nacionalização de caixas de câmbio eletrônicas e da linha de motor 11 litros e para um centro de operações logísticas.
O dinheiro novo será investido na expansão da área de pintura de cabines e na produção de chassis de ônibus híbridos, movidos a eletricidade e diesel. Segundo a empresa, a Volvo é a primeira a fabricar veículos híbridos no País. A unidade curitibana disputava essa produção com fábricas da Índia e do México. Atualmente, os híbridos Volvo são fabricados pelas plantas de Boros, próximo a Gotemburgo, e de Wroclaw, na Polônia.
A pré-produção em Curitiba inicia-se no próximo ano, com previsão de 80 unidades. O prefeito de Curitiba informou que 60 ônibus serão adquiridos entre 2012 e 2013. Segundo a Volvo, uma grande parte do desenvolvimento do veículo será feita localmente. No ano passado, a Volvo promoveu testes com híbridos importados da Suécia em São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro. A empresa aposta também que a Copa do Mundo e a Olimpíada abrirão mercado para esse tipo de ônibus.
Segundo a empresa, a tecnologia da Volvo permite economia de até 35% em diesel e reduz as emissões de gases poluentes entre 80% e 90%. Os motores a diesel e elétrico funcionam em paralelo e de forma independente. O elétrico é usado para o arranque e para desenvolver até uma velocidade de aproximadamente 20 quilômetros por hora. Na frenagem, ele atua como gerador de energia.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...