Mercedes-Benz Citaro
O operador suíço Transports Publics Genevois (TPG) adjudicou 87 autocarros articulados Mercedes-Benz Citaro G à Daimler Buses, que deverão começar a ser entregues a partir de setembro. Os veículos serão utilizados na extensa rede de 305 quilómetros na cidade de Genebra e nos seus subúrbios. A TPG dispõe de um frota de 82 elétricos e 320 autocarros, empregando 1.700 pessoas.
O Mercedes-Benz Citaro G oferece uma capacidade para transportar até 150 passageiros, tornando-o no veículo ideal para as carreiras com maior procura e serviços em hora de ponta nas principais carreiras. O veículo possui piso inteiramente rebaixado, quatro portas. Para passageiros de mobilidade reduzida estão disponíveis dois espaços para cadeiras de rodas. Os veículos dispõem ainda de videovigilância.
Os autocarros articulados vêm equipados com motores Mercedes-Benz OM 457 (h)LA que desenvolvem uma potência de 354 cv e cumprem a norma ambiental EEV. O Mercedes-Benz Citaro G utiliza o fiável sistema eletrónico de travagem (EBS) em associação com os sistemas de anti-bloqueio das rodas (ABS) e de anti-patinagem (ASR). Os travões são de discos em todas as rodas, enquanto a suspensão dianteira é independente.
Vimeca e Scotturb investem oito milhões em frota...
A Vimeca e a Scoturb investiram oito milhões de euros na aquisição de 40 autocarros, assentes em chassis MAN 18.250 e carroçaria Atomic Urbis 2011 de Irmãos Mota. Os veículos destinam-se a renovação de frota das duas empresas. A Vimeca irá receber 25 unidades, que representam um investimento de cinco milhões de euros. A Scotturb terá ao seu dispor 15 unidades novas, que implicaram um investimento de três milhões de euros.
Todos os autocarros estão equipados com motores Euro 5 da MAN e possuem um comprimento de 10,5 metros, uma tipologia que está mais adaptada às condições exigentes de operação das empresas. Os veículos oferecem uma lotação total de 89 pessoas, incluindo 37 lugares sentados, lugar para cadeira de rodas, 50 de pé e motorista.Todos os veículos dispõem de rampa para acesso de passageiros de mobilidade reduzida, indicador eletrónico de destino, bancos Faensa, sistema ar condicionado que garante uma temperatura uniforme em todo o veículo, graças a incorporação de condutas para um melhor redistribuição do ar no autocarro.
A área de condução foi estudada para proporcionar as melhores condições de trabalho possíveis aos motoristas, os quais contam com banco pneumático ajustável à estatura do condutor e coluna da direção também regulável.
Por Carlos Moura
*Com informações do Site Transportes Em Revista OnLine
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