Unidades terão motores feitos pela marca

A grande inovação destes lançamentos é que pela primeira vez, na América do Sul, os ônibus Volkswagen serão equipados com os motores MAN. Dentre os novos oito modelos, três serão equipados com propulsores produzidos pela fabricante alemã, enquanto os outros cinco terão tecnologia Cummins.
Além disso, os veículos contarão com o motor já adaptado ao Proconve P7, o equivalente ao Euro 5, que começa a ser exigido em todos os veículos comerciais a partir de janeiro de 2012. “Para atendermos a legislação, bastaria trabalharmos apenas na mudança de motores dos Volksbus. Fomos além, e desenvolvemos uma linha totalmente renovada, com uma série de evoluções tecnológicas que agregam ainda mais valor a estes modelos”, comentou Roberto Cortes, presidente da companhia.
Os motores da MAN estão sendo produzidos na planta da MWM, na capital paulista. A empresa está fabricando o modelo MAN D08, que foram projetados especialmente para utilização em ônibus. Os propulsores possuem a tecnologia EGR para a norma Euro 5 e serão oferecidos na versão quatro e seis cilindros.
Os veículos, que não contarem com a tecnologia da própria fabricante, usarão os motores Cummins ISF e ISL, ambos dotados com o sistema SCR para o Euro 5, e de, respectivamente, quatro e seis cilindros.

A marca declarou que a utilização da tecnologia de controle de emissão seguirá a necessidade de cada veículo. “As duas opções de tecnologia Euro 5, a SCR e a EGR, estarão disponíveis em nossa nova linha de produtos. São as melhores opções disponíveis no mercado para as aplicações a que se destinam”, afirmou Cortes.
Além das novidades em motores e controle de emissão, os clientes interessados em adquirir os novos ônibus Volkswagen também terão maior facilidade, isso porque a montadora declarou que, em 2012, todas as 145 concessionárias da marca para pesados negociarão veículos de passageiro, atualmente 62 lojas fazem este tipo de atendimento.
Criciúma compra 19 ônibus da Scania
Novo lote vai atender principal corredor urbano

Os ônibus serão utilizados no corredor “troncal”, que conta com oito quilômetros de extensão. Os veículos possuem 13,40 metros de comprimento, com capacidade para 33 passageiros sentados, na configuração idealizada para a cidade.
De acordo com a Scania, as unidades são equipadas com transmissão automática, suspensão pneumática, freio eletrônico EBS, ABS e controle de tração. Além de ser um dos mais sofisticados do mercado, o ônibus oferece a melhor ergonomia ao condutor, reduzindo o cansaço operacional.
“A venda das 19 unidades para a cidade de Criciúma é resultado do trabalho intenso realizado pela Scania para oferecer produtos em mobilidade urbana de acordo com a demanda do cliente”, afirma Wilson Pereira, gerente executivo de vendas de ônibus da Scania do Brasil.
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