segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Alinhamento Estratégico reúne equipe do BRT do RJ

A EMBARQ Brasil promoveu uma oficina de Alinhamento Estratégico com a equipe responsável pela implantação do sistema BRT (Bus Rapid Transit) no Rio de Janeiro. O encontro aconteceu na última sexta-feira (26), na Secretaria Municipal de Transportes RJ, e teve como objetivo reunir técnicos, operadores e gerentes do projeto da primeira linha de BRT da capital carioca.
O diretor-presidente da EMBARQ Brasil, Luis Antonio Lindau, coordenou o workshop com o apoio da diretora de Projetos e Operações da organização, Daniela Facchini.
A oficina reuniu 21 profissionais e promoveu o debate sobre as ações necessárias e os riscos existentes para o pleno andamento da implementação do sistema BRT e a inauguração dos primeiros 32 km do Transoeste , previsto para entrar em operação em maio de 2012. 
O corredor do Transoeste, cuja extensão inicial total será de 56 km, deverá estar pronto em 2013
O projeto de BRT no Rio de Janeiro contempla a implantação de quatro linhas:
Transoeste – Projeto de 56 km de extensão e 53 estações de BRT que deve reduzir a metade o tempo gasto no percurso. 
Vai ligar a Barra da Tijuca a Santa Cruz e Campo Grande (Zona Oeste).
Transcarioca - Com 41 km de extensão, vai beneficiar cerca de 400 mil pessoas todos os dias. 
Ligará a Barra da Tijuca ao Aeroporto Internacional Tom Jobim e beneficiar moradores do subúrbio. Expectativa de que o trajeto tenha tempo reduzido em até 60% do tempo.
Transolimpica – Serão 26 km de Deodoro à Barra da Tijuca. 
A proposta é dar acesso mais rápido às instalações dos Jogos de 2016. O projeto também prevê via expressa para carros, sem cruzamentos ou sinais, como na Linha Amarela.
TransBrasil - Conecta Deodoro ao aeroporto Santos Dumont, no centro do RJ.
 A linha terá integração com a Transcarioca, possibilitando a conexão entre os dois principais aeroportos da capital. Os 37 km de BRT terão 26 estações e cinco terminais, 30 km do percurso será sem interseção de sinaleiras e cruzamentos. O projeto pretencia ao Estado, mas foi abarcado pelo munípio e tem previsão de ser inaugurado em dezembro de 2015.
A EMBARQ Brasil tem Acordo de Cooperação Técnica com a Prefeitura do Rio de Janeiro desde 2010. O termo prevê assessoria técnica da organização com expertise em transporte sustentável. As oficinas de Alinhamento Estratégico, que fazem parte da cooperação técnica, são muito importantes para as corporações vislumbrarem as oportunidades e dificuldades a serem enfrentadas pelas equipes dos projetos.
Fotos: EMBARQ Brasil e Prefeitura do Rio de Janeiro
Extraido do site EMBARQ Brasil

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...