segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Goiânia >> Novos ônibus começam a circular amanhã

O Governo do Estado entrega amanhã 11 novos ônibus do Eixo Anhanguera. Estes são os primeiros de um total de 90 ônibus adquiridos. O governador Marconi Perillo vai embarcar no primeiro veículo às 6h30 da manhã, no Terminal Padre Pelágio, juntamente com o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, e demais autoridades. Depois de percorrer um trecho do itinerário do Eixo, o veículo vai se dirigir à Praça Cívica onde o governador vai conceder entrevista coletiva.
O presidente da Metrobus, Carlos Maranhão lembra que este é o primeiro passo dentro do programa de completa reestruturação do Eixo Anhanguera. “Agora estamos colocando para rodar os novos ônibus e implantando a organização dos embarques nos Terminais. Antes já realizamos a melhoria dos serviços de limpeza, a organização do embarques Cidadão e Solidário, no Terminal Padre Pelágio e a implantação do serviço de vigilância armada e desarmada, em todas as estações e terminais do Eixo Anhanguera. Em seguida, em parceria com a Prefeitura de Goiânia vamos restaurar a pista, a sinalização e a acessibilidade do Eixo e reformar e ampliar os terminais e estações”, explica.
Neste primeiro momento serão sete ônibus articulados e cinco biarticulados de cor azul, pintura escolhida em consulta popular. Até o mês de novembro deste ano, serão 90 novos veículos (30 biarticulados e 60 articulados) que vão substituir a antiga frota composta por 104 ônibus. Assim que os veículos ficam prontos, em Caxias do Sul (RS), são entregues à Metrobus e imediatamente começam a circular no Eixo. 
Os novos ônibus são ultramodernos e são os maiores em circulação no Brasil e no mundo. Os ônibus articulados, com capacidade para 170 pessoas cada, têm chassis de 21 metros e são os primeiros veículos desta dimensão a rodar no país. Cada unidade pode transportar até 30 passageiros a mais que os ônibus articulados anteriores de 18 metros de chassi. Os ônibus biarticulados por sua vez, têm capacidade para 280 passageiros cada, têm chassis de 28 metros e representam também um acréscimo de 30 passageiros. Carlos Maranhão afirma que apesar da diminuição da frota a capacidade será ampliada em cerca de 20%. “Todos os ônibus atuais serão substituídos. É uma frota antiga, com média de 13 anos de uso. Estamos dando assim um importante passo para que o cidadão, o nosso cliente, tenha menor duração de viagem e mais conforto”, completa.
Novidades
O Mega-BRT (sigla inglesa para Ônibus de Transporte Rápido) da marca Volvo, modelo 2011/2012, é montado pelo consórcio Suécia/San Marino. A nova frota tem motor e suspensão eletrônicos, computador de bordo, monitor de TV e sistema eletrônico de segurança que não permite o deslocamento do veículo de porta aberta. Os ônibus ainda vão ser monitorados com sistema interno de câmeras. Emissão de gases dos ônibus seguem a legislação brasileira para diminuição da poluição ambiental. No interior dos veículos haverá painéis eletrônicos que identificam qual a próxima parada a ser realizada pelo ônibus e equipamentos de áudio com a mesma função. Os veículos contam com o sistema ITS de rastreamento via satélite que monitora seus deslocamentos e emite relatórios gerenciais de como estão sendo conduzidos.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...