sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Chineses da BYD apresentam autocarro elétrico

No Busworld 2011
Os chineses da BYD Auto (Build Your Dreams) vão proceder à estreia europeia do autocarro elétrico e-12, que oferece uma autonomia até 250 quilómetros. Com 12 metros de comprimento, o veículo recebeu as mais avançadas tecnologias desenvolvidas internamente pela própria BYD, caso da bateria de iões de lítio (cujos materiais utilizados podem ser reciclados facilmente) ou painéis solares instalados no teto para auxiliarem a carregar as baterias. A autonomia anunciada é de 250 quilómetros. O computador de bordo no painel de instrumentos proporciona ao motorista toda a informação necessária enquanto conduz.
A BYD garante que o e-12 foi concebido para oferecer o máximo de conforto aos passageiros. O desenho das rodas, dentro da carroçaria, e o sistema de suspensão pneumática permitiram a criação de um autocarro com piso totalmente plano. As portas largas facilitam a entrada e saída dos passageiros.
O para-brisas ocupa dois terços da parte dianteira do autocarro para proporcionar o máximo de visibilidade e segurança. A carroçaria em alumínio apresenta um aspeto elegante, enquanto o interior oferece um banco em pele ajustável para o motorista e bancos também em pele para os passageiros. O fabricante chinês refere que teve uma preocupação especial com a insonorização para reduzir ao máximo o ruído no interior do veículo.
O e-12 já está em operação na China, estando previstos alguns testes-piloto nalgumas cidades europeias como Londres, Copenhaga, Frankfurt e Amesterdão. A BYD anunciou além do e-12, com comprimento de 12 metros, irá lançar outros modelos, incluindo uma variante de sete metros de comprimento e outras de dois pisos.
Será de referir que um dos acionistas da BYD é o investidor norte-americano Warren Buffet, que possui uma participação de dez por cento no capital. A BYD emprega atualmente mais de 200 mil pessoas, tendo iniciado a sua atividade na produção de baterias de iões de lítio até entrar na área automóvel em 2006. Além de autocarros elétricos, a BYD também tem vindo a desenvolver automóveis elétricos, como o e-6, e híbridos.
Fonte da Matéria: Transportes Em Revista Online
Material jornalístico passível de direitos autorais. Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes. Antes de reproduzir por qualquer meio, consulte sobre autorização.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...