sábado, 3 de setembro de 2011

Petrópolis x Castelo: futuro será definido em um mês

No próximo mês, os usuários da Linha Petrópolis x Castelo terão uma definição sobre o cancelamento ou não da linha. De acordo com o gerente administrativo da empresa Única/Fácil, José Antônio Peixoto, o prefeito Eduardo Paes irá decidir, em outubro, como ficará o trânsito nas ruas da região portuária e quais serão as modalidades de transporte público que serão utilizados na área, que está passando por uma revitalização, chamada de Porto Maravilha, visando as Olimpíadas de 2016. 
“Após a revitalização de toda a região portuária, o objetivo é diminuir a quantidade de ônibus passando pelas ruas do Centro. O que a prefeitura do Rio definir nós vamos ter que cumprir”, ressaltou José Antônio. Entre as opções de transporte na região está o sistema de Veículos Leves Sobre Trilhos (VLT), que contemplaria não só a região do Porto como também a área central, abrangendo pontos de grande circulação como a Avenida Rio Branco, a Praça XV e o Aeroporto Santos Dumont. De acordo com o projeto – que pode ser encontrado no site da prefeitura do Rio –, a implantação do sistema de Veículo Leve Sobre Trilhos – irá contribuir para a consolidação do conceito de rede de transporte integrada, permitindo a captação e distribuição dos usuários atendidos pelo metrô, trens metropolitanos, barcas, BRT’s, rede de ônibus convencionais e aeroporto.
As obras de revitalização da zona portuária
ameaçam as linhas de ônibus. / Divulgação
Para o gerente administrativo da Única/Fácil, a implantação do sistema VLT ou de outras modalidades de transporte nas ruas da região portuária são indícios de que os ônibus intermunicipais não poderão mais trafegar pela área após a revitalização. “Precisamos de uma definição do prefeito Eduardo Paes sobre o tipo de transporte que será permitido na região portuária. Com a implantação do VLT, os ônibus intermunicipais teriam que utilizar apenas a Rodoviária Novo Rio, de lá os passageiros seriam transportados por este novo sistema para outras regiões da cidade”, disse José Antônio.
As notícias sobre o fim da linha Petrópolis x Castelo, que atende diariamente cerca 800 passageiros, começaram a circular no início do ano. Segundo o coordenador do grupo PAX-Petrópolis – entidade que luta por melhorias no serviço do transporte entre as cidades do Rio de Janeiro e Petrópolis –, Paulo Cardozo, os boatos e as indefinições estão causando ansiedade e preocupação entre os usuários. “Nesta semana, as notícias sobre o fim da linha voltaram a fazer parte das nossas viagens. O problema é que não há uma certeza, não temos respostas concretas, isso causa ansiedade e desconforto, porque o fim desta linha vai causar enormes transtornos”, frisou Paulo.
Segundo o gerente administrativo da Única/Fácil, caso o prefeito Eduardo Paes decida pelas mudanças nos transportes na região portuária, o fim da linha Petrópolis x Castelo deverá acontecer só em meados de 2013. De acordo com ele, é preciso antes do cancelamento que o novo sistema esteja instalado e funcionando. “Só vamos parar com a linha quando as novas alternativas de transporte forem implantadas”, frisou José Antônio.
Foto: Ricardo Barboza
Questionada sobre a possibilidade do cancelamento da linha Petrópolis x Castelo, a assessoria de imprensa da Secretaria de Transportes do Município do Rio de Janeiro informou que ainda não há como saber se a linha deixará ou não de funcionar. Ainda de acordo com a assessoria, o planejamento no transporte das ruas da região portuária só será definido em outubro. 
Previsão de demolição do Elevado da Perimetral
A demolição de parte do Elevado da Perimetral – entre a Rodoviária Novo Rio e as proximidades da Avenida Presidente Vargas – é o principal ponto do projeto Porto Maravilha. Com a demolição da Perimetral, a Avenida Rodrigues Alves (via localizada abaixo do elevado) será toda revitalizada, tornando-se a nova via expressa de entrada e saída da cidade. De acordo com o projeto, uma nova malha viária será entregue à região portuária, com praças, 17 quilômetros de ciclovia, museus e lojas. 
Até o final de 2012, a área receberá uma nova avenida, que será paralela à Rodrigues Alves, chamada de Binário do Porto. A primeira etapa da derrubada da Perimetral será no primeiro semestre, entre a rodoviária Novo Rio e a Rua Professor Pereira Reis. A previsão é de que em 2015 o complexo viário esteja concluído.

PETRÓPOLIS X CASTELO X PETRÓPOLIS


HORÁRIOS DE SEGUNDA A SEXTA:

Petrópolis x Castelo: R$ 17,12

05:35 - 05:50 - 06:05 - 06:20 - 06:35 - 06:50* - 07:05 - 07:15 - 07:35 -07:45* - 08:05 - 08:25 - 08:45* - 09:15 - 09:45 - 10:30 - 11:30 - 12:45 -14:20# - 16:00# - 19:00#

Castelo x Petrópolis: R$ 17,35

11:00 - 12:30 - 13:30 - 14:20# - 15:05** - 15:45 - 16:15 - 16:40 - 17:00 - 17:20 - 17:35 - 18:05 - 18:20 - 18:35** - 18:50 - 19:10 - 19:40** - 20:10 - 21:00 - 21:30$#

HORÁRIOS DE SÁBADO:

Petrópolis x Castelo: R$ 17,12

06:35 – 07:00
*Itaipava x castelo via Petrópolis
**Castelo x Itaipava via Petrópolis
# Via Novo Rio
#* Castelo x Itaipava via Petrópolis somente as sextas

$# Extra na sexta-feira via novo rio
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Alguns horários podem ter embarque externo, na Av Nilo Peçanha Numero 11 (informações no local).
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: CASO OS FERIADOS CAIAM NUMA TERÇA OU NUMA QUINTA FEIRA, OS HORÁRIOS DE SEGUNDA E SEXTA SÃO PASSÍVEIS A MODIFICAÇÕES. ULTILIZE A CONSULTA DE PASSAGEM.
JANAINA DO CARMO/Redação Tribuna

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