segunda-feira, 31 de outubro de 2011

41 novos ônibus entram em circulação nesta segunda-feira



Todos os ônibus são adaptados com elevador para acesso de pessoas com deficiência física - Por: Emidio Marques
Os primeiros 41 novos ônibus integrantes do Consórcio Sorocaba, vencedor do processo licitatório do lote 1 do transporte coletivo, entram em circulação a partir desta segunda-feira em Sorocaba e vão atender 15 linhas da Zona Norte e do Parque Industrial. No total, esse consórcio será responsável por 44 linhas, sendo que a transição dessa frota, segundo a Urbes - Trânsito e Transportes, ocorrerá de forma gradativa. Já na próxima sexta-feira, dia 7, outras 16 linhas também recebem novos veículos. O Consórcio Sorocaba assume o chamado lote 1 após vários embates judiciais que marcaram todo o processo licitatório, cujo contrato chegou a ser suspenso por liminar, derrubada pelo Tribunal de Justiça há exatos dois meses.

Desde 2009, esse sistema era operado por quatro empresas - Auto Ônibus São João, Rosa Reunidas e Jundiá -, em caráter emergencial, a partir da intervenção na Transporte Coletivo Sorocaba (TCS), que enfrentava problemas financeiros e trabalhistas. O Consórcio Sorocaba, que é formado pelas empresas CS Brasil e Rodoviária Metropolitana, terá um contrato com a administração municipal de oito anos de duração, no valor de R$ 60 milhões.
Ao todo, a empresa responsável pelo sistema entregará 179 ônibus zero quilômetro, com tecnologia convencional, padron e especial (15 metros). De acordo com a Urbes - Trânsito e Transportes, os ônibus são todos adaptados com elevador para acesso de pessoas com deficiência física. A carroceria dos coletivos terá três portas de serviço, com rampa e elevador na porta central, itinerário digital superior, inferior e lateral, iluminação interna e externa em leds, sistema de ventilação forçada para renovação de ar e lixeiras no anteparo das portas. A frota também contará com câmeras de vigilância para controlar o serviço e aumentar a segurança aos usuários; além de GPS para permitir o monitoramento dos ônibus e, futuramente, facilitar a comunicação com os usuários.
Já para o Serviço de Transporte Especial a empresa irá dispor de 9 novos micro-ônibus, dois a mais do que a atual frota do lote 1 emergencial. Esses novos veículos, ainda segundo a Urbes, foram dimensionados para uma maior acomodação, ampliando a quantidade do "box" para cadeiras de rodas embarcadas de 17 para 29, proporcionando melhor atendimento no setor de transporte especial. A nova contratação também vai alterar a forma de remuneração, já que a empresa não vai mais receber por quilômetro rodado, com o pagamento efetuado pela Urbes por passageiro transportado.

Veja abaixo as primeiras linhas atendidas com os novos ônibus

02 - Brasilândia
16 - Angélica/Botucatu
20 - Carol
23 - Industrial/Dois Corações
24 - Guadalupe
25 - Itavuvu
39 - Aldeia dos Laranjais
39/1 Sta. Esmeralda/Portal do Itavuvu
45 - Retiro São João
46 - Paineiras
50 - Hungarês
54 - Paes de Linhares
58/1 - Vitória Régia/Sorocaba Park
61 - Iporanga
70 - Nova Sorocaba/Nova Horizonte
Marcelo Andrade
Fonte: Urbes - Trânsito e Transportes
Material jornalístico passível de direitos autorais. Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes. Antes de reproduzir por qualquer meio, consulte sobre autorização.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...