segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Família de artesãos homenageia sertanejos com réplicas de seus ônibus, em tamanho reduzido


Réplicas perfeitas dos ônibus que transportam os sertanejos, só que em tamanho reduzido. Uma família de artesãos _ residentes no pequeno município de Oliveira, interior de Minas Gerais _ que trabalha exclusivamente com miniaturas, todos apreciadores de música sertaneja, são os responsáveis pela ideia.
São apenas quatro pessoas, que trabalham de forma artesanal, desenvolvendo os modelos com trabalho 100% manual: Wallace, proprietário da empresa, a noiva Mireille, e os irmãos Matheus e Raphael. Cada um deles tem uma função bem definida na linha de produção. Wallace é responsável pelo design e montagem. Mireille cuida do corte dos modelos, enquanto os irmãos do designer cuidam do corte de pequenas peças externas (retrovisores e pneus) e pintura das peças.
Os modelos têm dimensões que variam de 25 a 30 cm de comprimento, 6 a 8 cm largura e 9 a 13 cm altura, de acordo com a carroceria do original. Plástico, papel cartão e madeira são alguns dos materiais utilizados pela família.
O portfólio da empresa á bastante variado, com modelos de ônibus urbanos, rodoviários e até de times de futebol. O público alvo são os aficcionados pelos veículos, busólogos (terminologia utilizada para os estudiosos e colecionadores do tema), ou até mesmo ex-condutores, que gostam de guardar uma lembrança dos modelos que já pilotaram um dia.
A ideia de homenagear os sertanejos surgiu do gosto pessoal de Wallace, e também através do contato com produtores musicais e artistas. Esta parte do trabalho, que começou como hobby, já tem até mesmo uma parceria firmada, com a dupla Maria Cecília & Rodolfo, que já vendem a miniatura em seu site. No futuro, novas parcerias deverão ser realizadas.
Vários sertanejos já foram homenageados com trabalhos assinados pelos mineiros. Entre eles Fernando & Sorocaba, Henrique & Diego, Zezé Di Camargo & Luciano, Leonardo, Victor & Leo, Paula Fernandes, Fred & Gustavo, César Menotti & Fabiano, Sérgio Reis, Marcelinho de Lima & Camargo. Alguns deles receberam o trabalho diretamente das mãos dos artesãos. Alguns artistas de outros gêneros também foram lembrados, como Latino, Jota Quest, Hangar e até mesmo a banda U2.
Abaixo, alguns exemplos do trabalho da WM Miniaturas. No site da empresa, você pode conferir toda a gama de modelos que ganharam réplicas.
Carlos Guerra / Porteira Brasil
[View with PicLens]
Material jornalístico passível de direitos autorais. Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes. Antes de reproduzir por qualquer meio, consulte sobre autorização.

Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...