quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Projeto “iBus” apresentado em Inglaterra

Por consórcio nacional..
O consórcio formado pelas empresas portuguesas Caetano Components, Amorim Cork Composites, Couro Azul, INEGI e SET.SA, levou o projeto “iBus” à feira “Coach and Bus Live 2011”, que se realizou no início de Outubro, na cidade inglesa de Birmingham. O projeto, que conta também com a participação da empresa de design industrial “Almadesign” e o acompanhamento da CaetanoBus, pretende aplicar novos componentes no interior das carroçarias dos autocarros de turismo, tornando-os assim mais leves, eco-eficientes e confortáveis. Para esta feira, o consórcio construiu um protótipo à escala real correspondente a uma secção de um autocarro de turismo com 2,4 metros de comprimento, e que integrava algumas das soluções inovadoras desenvolvidas. 
Entre as soluções encontradas pelo projeto “iBus” estão bancos de passageiros mais finos e confortáveis com sensor de cinto de segurança; sistemas de bagageiras de inspiração aeronáuticas; sistema de iluminação integrado na bagageira ativa por proximidade; tapa-pernas mais fino, seguro e confortável; tampas exteriores de bagageiras com núcleo de cortiça, 50 por cento mais leves; painéis laterais também com núcleo de cortiça; e um piso em cortiça, com melhor isolamento térmico e acústico. De referir que o projeto foi financiado pelo FEDER/UE e pelo QREN, no âmbito do Compete - Programa Operacional Fatores de Competitividade, no montante de 485 mil euros.
Fonte da Matéria:  Pedro Pereira do Transportes em Revista Online
Material jornalístico passível de direitos autorais. Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes. Antes de reproduzir por qualquer meio, consulte sobre autorização.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...