segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Volvo desenvolve autocarro híbrido “Plug-in”

Projeto apoiado pela União Europeia
A Volvo Buses está atualmente a desenvolver uma versão “Plug-in” do autocarro urbano híbrido, que pode percorrer uma distância até dez quilómetros em modo puramente elétrico. Três veículos serão testados na cidade sueca de Gotemburgo, ao abrigo de um projeto apoiado pela União Europeia e pela Agência de Energia da Suécia.
Com base no autocarro híbrido comercializado atualmente, que já este em experiência em Portugal em Lisboa (Carris) e Porto (STCP), o construtor sueco vai introduzir um novo tipo de bateria e de equipamento de carga para permitir carregar a bateria através da rede elétrica. A ideia passa pela instalação de estações de carregamento nos terminais das carreiras dos autocarros. Ao carregar a bateria entre cinco a dez minutos, permite alargar o tempo em que o veículo pode operar apenas em modo elétrico. A Volvo acredita que este sistema permite aumentar a autonomia até dez quilómetros, com as vantagens correspondentes em termos de circulação sem ruído nem emissões locais de gases com efeito de estufa. O operador rodoviário tem ainda a possibilidade de controlar o sistema para que o veículo circule em modo elétrico nas zonas densamente povoadas ou em áreas ambientalmente sensíveis, enquanto o motor diesel pode ser utilizado nos outros trechos da carreira.
Os responsáveis Volvo estão convictos que esta tecnologia irá proporcionar oportunidades para reduzir significativamente o consumo de combustível. “Esperamos conseguir o consumo de energia num autocarro urbano até 65 por cento em comparação com um autocarro diesel da atualidade”, afirma Hakan Karlsson, presidente executivo da Volvo Buses. “E, o autocarro híbrido poderá reduzir o consumo de combustível e, portanto, as emissões de dióxido de carbono em mais de 75 por cento”.
O primeiro protótipo do autocarro híbrido “Plug-in” estará concluído para testes ainda em 2011. O passo seguinte será dado no outono de 2012, quando tiverem início os testes em condições reais de operação na cidade de Gotemburgo, com três autocarros híbridos recarregáveis.
Fonte da Matéria: Carlos Moura do Transportes em Revista Online
Material jornalístico passível de direitos autorais. Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes. Antes de reproduzir por qualquer meio, consulte sobre autorização.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...