sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Diadema terá 100% de ônibus 0km

Os usuários do sistema de transporte municipal de Diadema contarão, a partir de amanhã, com 100% de frota zero quilômetro e adaptada para deficientes físicos. A mudança é decorrente da concessão das linhas da ETCD para a Viação Benfica e da transferência no direito de operação da Imigrantes para a Metropolitana. Cerca de 95 mil pessoas utilizam o sistema diariamente.
Ao todo, 194 novos veículos irão circular pelas ruas do município, o que representa aumento de 15,5% na frota, que antes era de 168 ônibus. Somados, os investimentos das duas companhias chegam a R$ 80 milhões. Os coletivos atenderão às 24 linhas existentes, sendo 16 da Metropolitana e oito da Benfica.
A apresentação dos novos carros será feita hoje, às 14h, pelo prefeito Mário Reali (PT), em evento no Teatro Clara Nunes. Também é esperado anúncio do novo modelo de transporte na cidade, que inclui bilhetagem eletrônica e integração temporal a partir de 2012. O sistema permitirá que os usuários façam baldeação gratuita em até 45 minutos, mesmo fora dos terminais.
O secretário de Transportes de Diadema, Ricardo Perez, informa que todos os coletivos serão equipados com GPS (Global Positioning System), o que permitirá ao usuário verificar pela internet a localização dos ônibus em tempo real. Outro avanço será o sistema de telemetria, que funciona como espécie de ‘caixa-preta' do coletivo. O instrumento mostra aos controladores todas as ações executadas pelos motoristas, como aceleração excessiva, frenagens bruscas e infrações no trânsito.
Na opinião do secretário, a renovação da frota fará com que os passageiros fiquem menos tempo no ponto à espera dos ônibus. "Por serem novos, os carros darão menos problema. Na ETCD tinha veículos que chegavam a quebrar duas vezes por dia."
Perez informa que, em 2012, será montado fórum no município com a participação de representantes das duas empresas e técnicos da Prefeitura para avaliar a nova operação e definir eventuais mudanças, como novos itinerários e modificação de horários.
GARAGENS
Durante um ano, a Benfica irá alugar a garagem que era utilizada pela ETCD, enquanto a Metropolitana alugou terreno na Estrada dos Alvarenga. A concessão da Benfica é de 15 anos, enquanto da outra viação é de sete. Ambos os contratos podem ser renovados por mais cinco anos.
Reunião hoje tenta solucionar impasse de funcionários da ETCD
Reunião marcada para hoje, às 9h, na Prefeitura de Diadema, pretende encontrar solução para o impasse entre os antigos trabalhadores da Empresa Pública de Transporte de Diadema e a Transportadora Turística Benfica, que a partir de amanhã operará 40% das linhas municipais.
Empregados da ETCD – que realizaram protesto ontem na Câmara – reclamam que a Benfica não cumpriu o acordo de admitir a maioria dos funcionários da autarquia. Eles alegam que apenas 70 pessoas foram contratadas, de mais de 300 trabalhadores.
O secretário de Transportes, Ricardo Perez, afirmou que a Benfica recebeu 172 currículos de antigos empregados da ETCD e que admitiu 122 funcionários. (Raphael Rocha)
Fonte Da Matéria: Diário do Grande ABC
Material jornalístico passível de direitos autorais. Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes. Antes de reproduzir por qualquer meio, consulte sobre autorização

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...