segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Linha Turismo completa 21 anos na Capital

Neste ano já foram transportados mais de 550 mil passageiros...
A Linha Turismo completou 21 anos na sexta-feira passada (2). De janeiro até o dia 30 de novembro deste ano a linha especial de ônibus transportou 550.600 pessoas nos double deckers que percorrem 45 quilômetros a cada viagem, passando por 25 atrativos endereços de Curitiba.
Nessa data, em 1990, começou a rodar o primeiro ônibus da linha então chamada de ProParque. Os coletivos eram do tipo jardineira, pintados de verde, com bancos de madeira semelhantes aos instalados em praças, com amplas janelas em arco. Tinham como objetivo percorrer alguns parques, saindo defronte ao Passeio Público, na rua Presidente Faria.
Em 1994, a linha, que passou a se chamar Volta ao Mundo, ampliou o roteiro, percorrendo mais parques, em coletivos de cor branca, mostrando na carroceria alguns ícones estilizados da cidade. Os ônibus tinham características similares às jardineiras originais, mas com bancos estofados e outros recursos capazes de atrair um número cada vez maior de passageiros curiosos em conhecer as áreas verdes de lazer da capital ecológica.
Dois andares — Em 2007, finalmente, as jardineiras ganharam a companhia dos ônibus double deck – eles são nove, mas cinco rodam regularmente todos os dias -, em que as pessoas viajam bem acomodadas no piso superior, que dispõe de cobertura em dias de chuva, de onde apreciam a paisagem durante as cerca de duas horas e meia de viagem. A Linha Turismo, com tarifa a R$ 25,00, é uma das alternativas para quem quer fazer um circuito pela cidade e conhecer diversos parques.
Quem escolhe a Linha Turismo, conta com um ônibus a cada trinta minutos, de terça-feira a domingo, das 9h às 17h30, e embarca na praça Tiradentes, onde fica o Marco Zero de Curitiba, defronte à Catedral. A tarifa, diferenciada, custa R$ 25,00, e o roteiro prevê passagem por 25 locais de interesse.
Ao pagar a passagem, a pessoa ganha uma cartela com cinco tíquetes – com direito ao embarque e mais quatro reembarques em qualquer um dos pontos de parada. A frequência dos ônibus é de 30 minutos, permitindo ao visitante conhecer determinado local de interesse nesse período, daí prosseguindo a viagem.
Fonte da Matéria: http://www.bemparana.com.br/
Material jornalístico passível de direitos autorais. Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes. Antes de reproduzir por qualquer meio, consulte sobre autorização

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...